Pergunte ao Pai Rico ||| 207
Pergunta:
Ultimamente, acabei vendo um artigo sobre arbitragem com ADR’s. A lógica da estratégia, comprar no mercado mais barato (NYSE ou Bovespa) e vender no mais caro, eu já entendi! Porém, eu preciso de um passo-a-passo de como realizar essa operação, já que eu nem tenho idéia de por onde começar. Ex: Primeiro cadastre-se numa corretora que opere… e assim vai…
Resposta:
Bom dia Pedro,
Sim, em teoria é exatamente isso: você compra aqui (ou lá) e vende lá (ou aqui) por um valor acima do da compra. O problema é que não é tããão simples assim … são alguns fatores que precisam ser levados em consideração, e o câmbio é um exemplo deles. É mais um “pesinho” que será colocado na balança e que pode acabar gerando um grande desequilíbrio em suas contas. Se já é difícil acertarmos a direção que o papel tomará, imagina acertar a do papel + a do dólar ? 😉
Nada impede que você consiga, afinal você tem 11% de chances de acertar isso “no chute”. (considerando que tanto a ação quanto o dólar poderão subir, cair ou ficar de lado)
Mas a meu ver este não é o maior “problema” dessa estratégia operacional. O que acho ser um dos grandes empecilhos é o fato de que para poder ganhar algum dinheiro – de verdade – você precisará movimentar uma GRANDE posição. Não será com uma posição de de algumas dezenas de milhares de reais que justificará todo o trabalho envolvido no processo, afinal a diferença entre a ação e sua ADR – caso haja um descasamento em suas cotações – será de poucos centavos … e para que isso se transforme em dinheiro, em uma quantidade mais interessante, você precisará ter uma posição “de respeito”.
Agora … o ponto final, aquilo que fará com que muitos desistam de ao menos se interessarem na análise da estratégia é o fato de que concorreremos com robôs … sim, um T-800 estará do outro lado da tela, em outra parte do mundo, analisando as oportunidades de arbitragem em zilhões de ativos, em todos os mercados do mundo. O problema é que estes robôs farão todas estas comparações em frações de segundo, acho que não conseguimos fazer isso de forma tão eficaz quanto eles … não é mesmo ?
Esta era uma estratégia que dava certo, muito certo em uma passado nem tão recente assim. Na época em que a web ainda não existia, a comunicação era lenta – e normalmente feita via cartas … -, as cotações eram acompanhadas em jornais (impressos) no dia seguinte … Resumindo, era uma estratégia que funcionava MUITO bem. As distorções era enormes, já ouvi histórias incríveis e impressionantes. (podendo até mesmo terem sido as que deram origem ao seu interesse pelo assunto …)
Portanto não terei como te dar mais detalhes sobre a estratégia de arbitragem de ações locais com ADRs, o rolo é tão grande, as oportunidades “tão raras”, o nível de dificuldade (os 11% de chances lá de cima) … que nunca nem fui atrás de um roteiro de como proceder.
Abraços !