Pergunte ao Pai Rico ||| 210

Pergunta:

Boa noite!

Aplico na bolsa de valores, compro ações (a longo prazo) com a finalidade de viver dividendos, mas não possuo conhecimentos em educação financeira, pois o assunto é muito vasto e não sei onde começar. Gostaria que me indicasse livros e cursos para minha formação nesta área.

Muito obrigado.

Wilson

Resposta:

Bom dia Wilson,

Na verdade esta é a forma mais “tradicional” e mais “fácil” de se investir em ações. Não sei em termos de números, mas muitos aposentados usam essa estratégia para curtir suas aposentadorias da melhor forma possível. Em teoria basta que você vá comprando as ações das empresas que te interessem sempre que possível (e isso deve ser sempre, hehehe) para que o bolo vá crescendo, tanto em termos de patrimônio quanto em número de ações. (afinal os dividendos são pagos levando-se em conta a quantidade de ações que você possui em sua carteira)

Existem algumas variedades de estratégia para montar a carteira de dividendos para a aposentadoria, algumas pessoas já vão comprando ações das boas pagadoras de dividendos desde sempre, reinvestindo todo e qualquer dividendo que venha a ser distribuído. Outros dão preferência, na hora de acumular o patrimônio, às ações de rápido crescimento, convertendo-as em ações que sejam boas pagadoras de dividendos somente na hora da aposentadoria propriamente dita. Outra estratégia é ir “caçando” as boas pagadoras de dividendos, pegam a tabela das 10 ações que apresentam o melhor dividend yield do ano anterior e distribuem o capital entre elas.

Para ajudar um pouco, e até mesmo trazer uma boa economia, existem ETFs que focam única e exclusivamente nas empresas que são boas pagadoras de dividendos. Se quer diversificar, esta é uma boa alternativa.

O que eu gostaria mesmo era poder encontrar o “melhor de dois mundos“: uma boa pagadora de dividendos com um mercado de opções bastante líquido, hehehe. 😉 (para que eu pudesse realizar as minhas vendas cobertas)

Dica de leitura ? Que tal o “O Mercado de Ações em 25 Episódios” e o “Investindo em Ações no Longo Prazo” ? Acredito que te auxiliarão neste assunto. 🙂

Abraços !

Envie sua dúvida ao Pai Rico*:

Seu nome (obrigatório)

Seu e-mail (obrigatório)

Seu twitter

Sua dúvida

(*) – Pai Rico é apenas um personagem fictício. Na verdade as respostas serão formuladas pelos membros da equipe do Clube do Pai Rico