Clube do Pai Rico
Solicite o seu agora mesmo!

Pergunte ao Pai Rico ||| 230

Pergunta:

Zé, vi na TV que Espanha e Itália suspenderam a venda a descoberto de ações na bolsa para evitar as quedas. Eu pergunto, vender uma coisa que está alugada, ou seja, não é tua, não deveria ser ilegal ? Porque a venda a descoberto também não é suspendida no Brasil, visto que estamos com indicadores semelhantes ao da crise de 2008 ? O governo não poderia tomar esta medida, ao invés de ficar somente brincando de baixar juros SELIC, pensando que isso resolve todos os problemas do Brasil ?

Obrigado,
Jonas


Resposta:

Bom dia Jonas,

Sinceramente ? Não. (e olha que esta opinião não é formada unicamente no fato de eu ser um urso nato …)

Sim, você vender algo que é alugado (por exemplo, um imóvel) é ilegal. Na verdade até mesmo alugar para uma outra pessoa, aquilo que você aluga, já é; mas as regras da bolsa são outras. Na bolsa de valores a operação de aluguel de ações é válida, ela foi criada por diversos motivos, dentre os quais permitir que alguém venda “aquilo que não tem” por acreditar em um movimento de baixa. São as regras do “jogo”.

Como disse, sou mais urso que touro, costumo operar mais tempo na ponta de venda do que na de compra, e isso já acontece há muitos e muitos anos. A operação de venda de ações alugadas é apenas uma das formas que existe para que alguém ganhe com uma queda, mas certamente é a mais “demonizada”.

Por exemplo, você acha correto que proíbam a venda descoberta (e a alugada, afinal são coisas diferentes), certo ? Agora, o que acha da compra “sem dinheiro” ? Seria alguém que compra no começo do pregão, acreditando em uma alta para o dia, para vender a posição – na expectativa – no lucro. Tudo isso sem ter o dinheiro para garantir a posição comprada, seria uma “compra à descoberto”. Isso você acha correto ?

Entenda que em bolsa existem os dois lados, as duas possibilidades: alta e baixa; compra e venda. O sistema funciona e é permitido a todos os participantes usarem as mais variadas estratégias para “tirar proveito” de todos os movimentos do mercado. Se surge uma expectativa de baixa, basta montar uma estratégia de venda. Se surge uma expectativa de alta, basta montar uma estratégia de compra.

O problema é que “quem ganha dinheiro com o sofrimento dos outros” é visto com maus olhos, sempre (e na maioria das vezes este posicionamento está correto). Na bolsa isto é representado pela figura do vendedor. O engraçado é que muitas vezes quem causa mais estrago na vida dos investidores é um outro sujeito, aquele que infla as cotações de uma determinada empresa – de forma artificial – e depois de algum tempo as deixa a Deus dará, e o valor das mesma desaba …

Veja que neste caso não existe a figura do vendedor mau, mas sim do comprador “ixperto“, sabe ?

Peço desculpas pelo “desabafo”, mas estava aguardando uma oportunidade para falar sobre o tema e a sua pergunta caiu feito uma luva. 😀

Mas, reflita sobre o seu posicionamento. Não será a proibição da venda à descoberto que garantirá uma retomada do movimento de alta, mas sim a correção dos problemas que geraram a crise. Mercado de Ações é uma coisa, economia real é outra, e enquanto a realidade não mudar, o mercado continuará caindo.

Alterar a taxa de juros é uma tentativa de melhorar as condições da economia real, para tentar botar as coisas no trilho “novamente”. (se é que em algum momento esteve realmente nele …) Se isso funcionar, não haverá vendedor que se atreva a vender contra um mercado forte, de alta. Concorda ? 😉