Pergunte ao Pai Rico ||| 238

Pergunta:

Boa Tarde Pai Rico,

Primeiramente o blog está muito bom, gosto muito de acompanhar as indicações de
livros e as análises da PETR4…

Bom, sou universitário, tenho estágio já e me formo (se tudo der certo!) em 2
anos. Tenho em torno de R$ 500,00 que podem ser investidos mas não tenho
condições de fazer aportes mensais em algum investimento. Depois de ler muito
estou em dúvida onde posso começar a investir…Pensei em começar a investir em
opções com estratégia de alavancagem ou então investir em fundos (de ações,
imobiliários, etc…) até me formar para formar o capital necessário para a bolsa
de valores.
Qual sua opinião sobre estes dois investimentos e qual seria o melhor no momento?

Obrigado desde já! Abraços.

Resposta:

Bom dia,

Se tudo der certo não, vai dar certo. 😉

Bom … conforme o post de ontem de tarde, o Pergunte ao Pai Rico ||| 237, a alternativa de começar “investindo em opções, com estratégia de alavancagem” está descartada. Ok ?

Por favor, tenha em mente que o risco desta modalidade de investimento é imenso, e provavelmente o único aprendizado que poderá tirar da experiência será: nunca mais opero desta forma, com opções, até realmente entender o que acontece, até ter uma boa bagagem. Por que falo isso ? Porque eu passei por isso, eu peguei R$ 500,00 e comprei opções – com um alto índice de alavancagem – e perdi tudo, “cada centavo”. (aspas pois zerei perto do dia do vencimento o que havia comprado por “não sei quantos centavos” por 1 centavo)

Portanto, fuja desta alternativa. Ao menos por enquanto … o nível de risco é muito elevado e a chance de que dê errado é muito elevada. (mesmo que dê certo 1, 2 ou 3 vezes, quando der errado vai levar tudo o que você havia acumulado até então)

Sobre pegar os R$ 500,00 e colocar em um fundo (de qualquer modalidade), é … pois bem … olha … não é a melhor alternativa não. 🙂

Você até pode pegar este dinheiro e iniciar um fundo (ou comprar um CDB, ou colocar na poupança, etc, etc, etc), para formar uma reserva, um princípio de colchão de segurança. Mas não sei se é a “melhor alternativa”.

Que tal pegar parte desta grana e investir educação financeira ? Que tal comprar alguns bons livros sobre o investimento em ações ? Esta leitura abrirá sua mente, facilitando a sua tomada de decisão logo mais, quando o dinheiro estiver circulando em seu bolso. 😉

Quer uma indicação ? Te dou 10 !

Abraços !

Envie sua dúvida ao Pai Rico*:

Seu nome (obrigatório)

Seu e-mail (obrigatório)

Seu twitter

Sua dúvida

(*) – Pai Rico é apenas um personagem fictício. Na verdade as respostas serão formuladas pelos membros da equipe do Clube do Pai Rico