Clube do Pai Rico

Pergunte ao Pai Rico ||| 340

Pergunta:

Parabéns pelo trabalho.

Gostaria de saber o seguinte: Investi um dinheiro numa empresa q aplica na bolsa e rende pra quem aplica o surpreendente valor de 3,5 à 4 % ao mês. Já descontados os impostos e a parte deles.

Esta empresa (escritório) segundo o funcionário q me atendeu tem mais de 3 mil clientes e o valor q eles movimentam é gigantesco. Fui indicado por um amigo q aplica com eles há 3 anos e realmente o negócio é sério, e ele conhece gente q aplica com eles desde 2006 e q nunca deu pau.

Pelo q fiquei sabendo o dono da empresa q faz as aplicações começou o negócio e aprender sobre aplicações há muitos anos e como é um cara muito inteligente, pegou o esquema do negocio e consegue faturar muito com isso.

Realmente existe esta possibilidade de investir em ações e ter rendimentos tão altos assim?
Ou será q esse rendimento não vem só de investir em bolsas.

Obrigado
Aguardo ansiosamente pela resposta e parabéns pelo seu trabalho de ajudar a todos
César


Resposta:

Bom dia César,

Começarei respondendo à última pergunta. É possível de se obter rendimentos tão elevados (3,5% à 4% ao mês) em bolsa ? Sim, é possível. É algo difícil de acontecer ? É. É algo difícil de se manter no longo prazo ? É. É algo difícil de se manter conforme o capital a ser movimentado/aplicado aumenta ? É.

Resumindo, é algo possível, mas muito difícil. (indico a leitura do texto “Possibilidades Vs Probabilidades“, onde falo sobre a diferença entre possível e provável)

Você me falou (durante troca de e-mails para obter mais informações sobre o caso) que este rendimento é o que eles repassam ao investidor, mas que na verdade o rendimento obtido é bem superior, beirando os 10% ao mês. (4% para o investidor, 4% para a empresa e 2% para a Receita – IR)

O que era difícil de se obter, 4% ao mês, fica ainda mais quando se aproxima da marca dos 10% … Impossível ? Não … mas algo muito difícil, um ponto completamente fora da curva …

A única forma que enxergo para alguém obter tal retorno em bolsa envolve uma dose elevada de alavancagem e de risco. Como não conheço a estratégia operacional nem o gerenciamento de risco deles, fica complicado dizer qualquer outra coisa.

O que posso lhe dizer sobre a “oportunidade” de investimento ? Somente que o risco de perda é gigante …

Já vi muitas (muitas mesmo) “empresas de investimento” oferecendo rendimentos astronômicos para quem aplicasse com elas, mas até hoje não vi nenhuma durar muito tempo. Todas que vi quebraram e a grande maioria de quem aplicava com eles perdeu tudo. Alguns sortudos conseguiram sair antes da quebra. (em alguns casos sorte, noutros “sorte” …) Porém na maioria dos casos o olho cresce e a pessoa fica aplicando indefinidamente, acreditando que o resultado será ad eternum e que aquele caso será diferente dos outros.

Por mais idônea que seja a empresa, o nível de risco envolvido nas operações que possibilitariam tal retorno mensal é tão grande, que dificilmente a história tem um final feliz.

Como já disse, com volumes mais baixos é uma coisa … Mas conforme o bolo vai crescendo, o negócio vai complicando e os rendimentos vão encolhendo.

Sinceramente ? Eu não aplicaria meu dinheiro em uma “oportunidade” deste tipo …

Abraços !

    Envie sua dúvida ao Pai Rico*:

    Seu nome (obrigatório)

    Seu e-mail (obrigatório)

    Seu twitter

    Sua dúvida

    (*) – Pai Rico é apenas um personagem fictício. Na verdade as respostas serão formuladas pelos membros da equipe do Clube do Pai Rico