Clube do Pai Rico

A quitação antecipada das últimas parcelas de um crédito pessoal é válida ?

Pergunta:

Prezados,

Tenho uma dívida CDC e ainda faltam 22 prestações de 674,89. No próximo dia 15 receberei minha restituição de imposto de renda no valor de R$ 5.100,00, que dará para adiantar 11 prestações, contando a partir da última pois tem um desconto, conforme afirmação recebida de meu gerente do BB. Pergunto: O que é mais vantajoso, adiantar o pagamento dessas 11 prestações ou aplicar esse dinheiro no Tesouro Direto?

Resposta:

Bom dia Maíza,

Uma informação que faltou na sua pergunta, e que pode vir a ser fundamental para a resposta é a taxa de juros aplicada neste empréstimo. 🙁

Para facilitar, assumirei que é uma taxa normal, maior do que o rendimento obtido em um investimento oferecido pelo Tesouro Direto, ok ?

Na esmagadora maioria das vezes a quitação antecipada das últimas parcelas se mostra mais vantajosa. São raros os casos onde a taxa do empréstimo é tão em conta, ou a rentabilidade obtida em um investimento tão superior, que justifique a não antecipação.

No exemplo apresentado por você, o desconto obtido com a antecipação é de aproximadamente 30% ! O que a meu ver é algo muito bom. 🙂

Deixando o dinheiro no Tesouro Direto, como sugerido, você dificilmente conseguiria pagar as 11 prestações com os R$5.100,00 e seus rendimentos. A não ser que usasse um título pós-fixado e que a taxa de juros subisse muito até lá.

Outra, não sei se seria o seu caso, você poderia cair na tentação de usar este dinheiro para alguma outra finalidade … É muito mais interessante antecipar as parcelas e usar o dinheiro que “sobrará” (afinal você estará fazendo uma troca), após estes 22 meses, para atender a esse desejo.

Indico a leitura de um post que aborda um tema parecido com o da tua pergunta:

– Devo quitar minhas dívidas ou formar meu colchão de segurança ?

Espero ter conseguido lhe ajudar. 😀

Abraços !