Piadas sobre a queda de Eike. Onde mora o perigo ?

Infelizmente é uma coisa mais do que normal de vermos acontecer: sempre que alguém está por cima da carne seca, e resolve arrotar caviar e “debochar” de quem não conseguiu atingir o mesmo patamar, na hora que a maré de sorte vira, todos caem em cima dela.

Não poderia ser diferente no caso mais famoso da atualidade, o tombo de Eike. E bota tombo nisso … Segundo a Bloomberg, Eike deixou de ser bilionário e agora tem somente U$200 milhões … Para quem já teve uma fortuna estimada em U$34,5 bilhões, ficar com apenas U$ 200 milhões representa uma perda de 99,4% em seu patrimônio.

O que mais tem se visto são os mais diversos tipos de piadas e brincadeiras com a situação, que vão desde imagens no facebook, TT no twitter (quando certas expressões atingem níveis muito acima do normal em termos de citações), a quadros em programas humorísticos.

Você deve ter visto no último domingo o “Eik Esperança” onde o Pânico fez diversas piadas em um quadro que tentava “arrecadar dinheiro” para “salvar” o mais novo “pobre” do Brasil. Não viu ? Então veja:

Tudo muito bom, até certo ponto engraçado … Mas há um lado nesta história que o lado cômico do negócio ameaça esconder. O Eike perdeu a grana … está “pobre” … ok … Mas … e quem investiu nele ? E quem acreditou no sonho vendido por ele ? E quem fechou parcerias com ele ? Como ficam estas pessoas, empresas e instituições ? (só o BNDES – que é o meu, o seu, o nosso dinheiro – terá perdas superiores a R$10 bilhões …)

Será que a transformação de um dos maiores golpes – sim, pra mim foi um belo e grande golpe … – da história deste país (era assim que o mulla falava, não ?), em mera piada não estaria escondendo o lado mais cruel de toda esta história ? O lado mais fraco da corda …

É engraçado. É divertido. Eu fico morrendo de vontade de falar “eu avisei, não avisei ?” … Mas e o custo disso ?

Pense um pouco a respeito deste assunto. Garanto que terá valido a pena. 🙂