Clube do Pai Rico

Pode vir, sempre cabe mais um !

Estamos vivendo um período de alta que teve início em outubro/2002 aqui no Brasil. ( coincidentemente no momento das eleições que elegeram o atual presidente – mas uma coisa não tem ligação com a outra … )

Você saberia me dizer algo que marcou este movimento ? Eu posso: O forte fluxo de capital estrangeiro e o aumento no número de brasileiros investindo em bolsa. Pense comigo, para uma cotação subir, é necessário que o interesse da parte compradora do mercado seja maior do que o da parte vendedora. E o que poderia ser melhor do que o aumento do número de pessoas dispostas a começar seus investimentos em determinada modalidade de investimento, no caso bolsa ?

Para você ter ideia, em 2002 tínhamos 85.249 cadastros de pessoa física que investiam em bolsa ( na verdade o cadastro marca o número de pessoas que têm alguma ação custodiada, em carteira, que operam ações diretamente ). Sabem quantos somos agora ? 557.936 !! ( somos quase 200.000.000 … mas tudo bem … )

Já nos EUA … … … quase 50% das famílias têm investimento direto em ações ! Uma pequena diferença … falta comermos muito arroz com feijão para chegarmos perto – se é que um dia chegaremos … – desta marca.

Mas pergunto: A alta em nossas cotações foi motivada pelo aumento no número de brasileiros que entrou na bolsa, ou do forte – e bota forte nisso … – fluxo de dinheiro estrangeiro que chegou por aqui no mesmo período ? Eu fico com a segunda opção … afinal de contas o volume trazido por eles deve ser muitas vezes superior ao do que foi anexado por aqui. Mas deixo outra pergunta para “botar a cabeça para funcionar”: Levemos em consideração que o volume nacional teve forte influência neste movimento de alta. Ok. A pergunta é: Sabendo que o movimento foi causado pelo conjunto ( brasileiros e estrangeiros “novos”), o que aconteceu de verdade, entramos na bolsa por que estava subindo, ou a bolsa subiu por que estamos entrando … ? 😉

Fico preocupado …

O que me deixa um pouco preocupado com isso tudo é, será que os “novatos” entraram sabendo – realmente – onde estavam se metendo ? Ou será que o oba oba foi tão grande que acabou trazendo junto pessoas que nunca sonhavam em investir em ações ?

Fico preocupado porque vejo muitas pessoas que acabaram de entrar sem saber muitos dos conceitos mais básicos que fazem parte do dia a dia da bolsa … mesmo com a crise de 2008, não sentiram um movimento de correção verdadeiro ( pô ! em praticamente 1 ano o negócio já tinha recuperado tudo … vai dizer que acha isso normal … ? )

Tivemos um forte avanço na quantidade de investidores. Mas … será que isso será suficiente para suportar o forte aumento nas vendas que a aposentadoria dos baby boomers causará ? ( certo … aqui no Brasil não será tão sentido quanto nos EUA propriamente dito … mas o dinheiro estrangeiro que também veio junto neste período … ? )

Será que os novatos têm investido em sua formação como investidores ? Será que têm ido em busca de informações e conhecimento necessário para “se manter vivo” em bolsa ?

Lei da Oferta e da Procura

Se o que rege o mercado é a lei da oferta e da procura, e como vimos desde outubro de 2002 a procura vem sendo muito superior a oferta, não seria de nos preocuparmos com o possível aumento na oferta gerado pelo resgate para a aposentadoria dos Baby Boomers ? Até mesmo no livro que estou terminando de ler, “Investindo em ações no longo prazo” onde tudo aponta para a facilidade – e certeza – de obtenção de lucro com o investimento em ações no longo prazo, este ponto recebe destaque.

Estará o mercado, e seus investidores, preparado para este possível cenário ? Será que o que funcionou até agora continuará valendo ? Ou será que cada um terá que fazer a sua parte e partir em busca do conhecimento necessário – e consequentes alternativas – para uma mudança no padrão ?

Não sei … mas prometo que continuarei fazendo a minha parte, alertando a todos os interessados sobre as possibilidades do mercado. 🙂

E não sou somente eu … as entidades do mercado financeiro também vêm investindo bastante na formação dos investidores. Elas sabem que somente o conhecimento será capaz de trazer uma mudança para este possível cenário … ou quem sabe até mesmo para dar continuidade ao atual ? 😉

E você ? Fez parte desta enxurrada de novos investidores ?