Pai Rico ||| A profecia para 2010

Você estaria preparado para mais uma desabada no valor de suas ações ? Responda rápido pois isto pode acontecer ainda este ano ! 😯

Em “Profecias do Pai Rico“, Kiyosaki nos alerta sobre o problema que surge em nosso horizonte: A aposentadoria dos baby boomers agora em 2010. (baby boomer = Geração que nasceu logo após a segunda grande guerra)

Mas como isso faria o mercado desabar ?

Vamos lá, como funciona o mercado ? Compras e vendas. Quando temos um mercado querendo vender mais do que comprar temos um mercado de queda. (leia-se, os vendedores querem vender, nem que para isso precisem abaixar um pouco o preço) E esse é um dos possíveis cenários traçados para o momento da aposentadoria desta geração, os fundos de pensão entrariam vendendo para transformar suas ações em dinheiro para poder entrega-lo aos aposentados. Entendeu ?

A cada mês uma onda de vendas faria parte do cotidiano, afinal os aposentados precisariam retirar mensalmente o seu dinheiro, certo ?

Esta é uma força que atualmente não se encontra no mercado. Não existe um player que sozinho faça tanto peso, tanto para cima quanto para baixo, quando comparamos com o peso que as carteiras destes fundos. Precisaria existir uma ponta compradora que pudesse “lutar contra” estas vendas, o que a meu ver não existe … (não existem novos compradores que viriam absorver essa desova …)

Claro que nem todo dinheiro deles está aplicado em ações, mas pode ter certeza que o perfil de um investidor para aposentadoria dos EUA é bem diferente do brasileiro. Aqui estamos somente começando a nos aventurar no mercado de renda variável, lá eles fazem isso “desde sempre”. Então a fatia destinada às ações é bem maior do que um brasileiro destina.

Mas … não acabamos de sair de uma crise ?

Sim, acabamos de passar por uma crise – tenho minhas dúvidas quanto ao “sair” dela … mas tudo bem – que começou em 2008. Atingimos “o fundo” no final deste mesmo ano e desde então as cotações só têm subido. Será que mesmo assim o mercado ainda teria “coragem” de cair ?

Na minha opinião este é somente mais um ponto a favor de um possível crash, afinal se as cotações caíram daquele jeito, se começar a cair “agora”, quando este aposentado irá precisar de dinheiro, o que ele poderá vir a fazer ? Vender tudo e colocar na renda fixa (que lá rende praticamente nada, só para não dizer nada …) e garantir o que tem.

Com uma crise tão grande quanto a que iniciou em 2008 tão recente, as pessoas são capazes de vender ainda mais pesado ao menor sinal de uma nova queda forte.

E como se proteger então ?

Diversificando !

Ah ! Mas isso eu já faço desde sempre ! Tenho ações da Petro, da Vale, do BB, da … resumindo, tenho ações de várias empresas no meu portfólio.

Tem certeza que isso é diversificação de investimento ? Pois então mude seus conceitos: Você não está diversificando meu amigo … está apenas espalhando os ovos … A diversificação de verdade precisa ser feita em coisas diferentes. Por exemplo, um pouco em ações, outro tanto em renda fixa, um pouco em imóveis, outro tanto em um pequeno negócio … são diversas opções.

Com isso você sempre estará protegendo um pedaço do seu capital, pois – em teoria – uma coisa não está diretamente ligada com a outra. Se as ações caírem, você provavelmente continuará recebendo seu aluguel daquela casinha normalmente, ou a sua participação nos lucros do seu pequeno negócio … Entendeu ?

Sim, os que costumam ler o que publico aqui no Clube já sabem que não gosto muito da diversificação, pois ao diversificar você estará, muito provavelmente, diminuindo o seu retorno com os investimentos. Lembra, você diversificou para se proteger. Proteção = Menor Risco = Menor Retorno. Prefiro estudar melhor o negócio no qual estou investindo para desta forma diminuir o risco através do conhecimento de seu funcionamento, conhecendo assim ferramentas que melhorem o índice de acertos.

A diversificação é indicada para quem pretende se proteger. Para os que pretendem apenas rentabilizar o dinheiro, sem se preocupar se vai perde-lo ou não, não será a melhor opção.

O livro

Além de fazer uma apresentação mais detalhada das causas e efeitos da aposentadoria dos baby boomers, RK nos apresenta formas de como proceder diante desta possibilidade. Apresenta formas de como proteger nosso capital contra este possível crash. Se ainda não leu, fica aqui a minha indicação.

Profecias do Pai Rico
ROBERT T. KIYOSAKI, SHARON L. LECHTER