Clube do Pai Rico

Por que o mercado subiu após o corte da Moody’s ?

Ontem, no final do dia, já com o pregão em fase de leilão de fechamento, tivemos a divulgação da Moody’s, onde ela cortou a nota do Brasil, levando o país à beira do abismo, a um passo da perda do grau de investimento. A notícia não é ruim, pois a perda da nota mostraria a piora dos fundamentos da economia brasileira etc e tal ?

Como pode ter sido bem recebido então ?

Muitas vezes o mercado financeiro apresenta um comportamento diferente do que a lógica apontaria como sendo a reação normal, e o corte de ontem, querendo ou não, vai nessa linha. Se você estiver lembrado, o anúncio da S&P, onde mudou o viés da nota brasileira para negativo, também teve reação semelhante. Ele marcou o nosso último fundo, na região dos 49.000 pontos. (que é onde estamos novamente)

Mas o anúncio de ontem teve alguns ingredientes que podem corroborar para que essa puxada não tenha sido tão estranha assim … Quais ? Vamos lá:

1) O “mercado” esperava que no anúncio da Moody’s já apresentaria a perda do grau de investimento do Brasil. Como isso não aconteceu, e perdemos apenas “um degrau”, ganhamos um tempo extra para tentar provar que não devemos perdê-lo.

2) Mudança do viés de negativo para neutro. Isso (teoricamente) dá ainda mais tempo para a perda do grau de investimento. Normalmente as agências de risco não efetuam o corte da nota antes de mudar o viés para negativo. Então o mercado espera que num futuro seja anunciada a mudança do viés para que em outro momento haja a perda do grau de investimento. Ou não.

3) A notícia foi divulgada já quando as cortinas estavam sendo fechadas. Sim, isso pode influenciar, pois muitos preferem zerar suas posições (que naquele momento de queda, possivelmente, eram de venda), para aguardar os desdobramentos do que foi anunciado. O tempo era curto, então foram lá, compraram, e hoje com a cabeça mais fresca e as notícias digeridas (e mais detalhadas) podem tomar a decisão “certa”, voltando a vender ou iniciando compra.

Mas acima de tudo: a lógica muitas vezes é não ter lógica

Sim amigos, o mercado financeiro é marcado por eventos desse tipo, onde a “lógica” aponta para uma reação e acabamos vendo outra. Manipulação ? Lógica inversa ? Não tem lógica ? Você escolhe …

Vemos isso acontecendo também nos anúncios dos resultados das empresas, onde lucros são acompanhados de quedas violentas, e prejuízos de puxadas homéricas. Tentar entender a lógica do mercado é trabalho Hercúleo, demanda muito tempo e em alguns casos acaba não apresentando resultado prático algum …

Pense no seguinte: às vezes o ruim não é tão ruim quanto esperavam, e tão bom nem é tanto assim para empolgar … 😉