Posição do Aluguel de Ações
O estudo acompanhará o desempenho da Vale5 e da Petr4 – carros chefe do Ibovespa. Esta informação poderá ser usada tanto por quem opera na ponta de compra quanto para quem opera na ponta de venda … 😉
Este é um dado que acompanho diariamente, serve para que eu veja o “peso” extra que existe sobre estas ações. Normalmente – veja bem, normalmente … – um aumento na posição alugada pode significar um movimento de queda no papel. E o contrário também é verdadeiro, uma cobertura pode significar um movimento de alta.
Vamos lá !


Comentário: Que final de ano !! 🙂
Sim, estou de férias, por isso que as coisas estão “meio” paradas por aqui. 😉
Mas na segunda já volta tudo ao normal. Aproveitei o tempo parado para colocar algumas ideias em ação, portanto preparem-se para uma enxurrada de novos artigos por aqui.
Vamos aos comentários ! Petro e Vale em situações completamente opostas. A Petro parece estar bem esticada, especialmente quando olhamos o curto prazo. Nela também vemos um pivot de alta confirmado pelo rompimento da resistência situada em R$ 26,09. O 1o objetivo é a região dos R$ 27,20, estamos quase lá !
Na Vale … na Vale o negócio é completamente o oposto, ela sentiu bastante o anúncio, feito no final de semana, do aumento na taxa de juros na China. Ela está completamente socada, pedindo para respirar um pouco.
O mesmo pode ser visto no índice futuro e no Ibovespa, ambas socadas clamando por uma altinha. Para ajudar, os dois gráficos apontam uma série de sinais que gosto de ver. 🙂
Veja a série “Como o Zé ganha na Bolsa” e confirme o que estou falando.
Detalhe interessante: Ibov até o momento confirmando o famoso rally de natal, 1,3% de alta. É pouco, é. Mas para quem acompanha apenas estatísticas isso vale como um mês de alta …
Detalhe interessante 2: A Petro foi no sentido (não é bem no sentido, seria mais na intensidade) oposto ao do Ibov, ela acumula mais de 10% de alta em dezembro.
Semana que vem (ou até mesmo os próximos pregões) promete … promete …