Proponho um exercício ! #3

Este é mais um exercício da nova “série” de posts que estou fazendo aqui no Clube, para incentivar você a dar uma mexida na massa cinzenta.

Serão sempre exercícios simples, normalmente envolvendo conceitos mais básicos de matemática e de finanças.

Conto com a participação de todos, e o mais importante, que tentem realmente “quebrar a cuca” antes de sair em busca de uma “dica”. Ah, só lembrando … mais vale encontrar a resposta após uma pesquisada (para alguns seria colar …) do que ficar na dúvida aguardando a “resposta certa”. 🙂

A ideia é que coloquemos alguns dos conceitos aqui aprendidos em prática, mas acima de tudo: que consigamos transferir o que aqui é lido para o lado real de nossas finanças, de nossas vidas.

Vamos ao terceiro exercício ?

#3 – Sr José é um homem respeitável e admirado em sua cidade. Já “aposentado” – como os amigos gostam de dizer -, na verdade atingiu a Independência Financeira ainda jovem, graças à sua longa lista de ativos. Focou em 2 áreas: imóveis e ações. Não possui dinheiro “parado”, tampouco aplicado em renda fixa, prefere ele mesmo criar maneiras de rentabilizar o seu dinheiro, ao invés de dar este presente aos bancos. Sua renda vem de aluguéis e do dinheiro que suas ações geram através dos dividendos.

Mas Sr José enfrenta um dilema … a oportunidade que esperava, há anos, surge em sua frente num momento “inesperado”. Uma propriedade que namorava, que sonhava incluir em seus ativos, finalmente pode ser sua. Mas lembra que é um “dilema” e foi “inesperado” ?

Pois bem … o dono da propriedade está disposto a vender, porém para que o negócio seja fechado, exige que o pagamento da entrada seja feito amanhã, sem falta, intransferível. O lado “inesperado” ? Sr José não conta com a disponibilidade da grana … O que fazer ?

O valor é superior ao que o banco oferece para o “cheque especial”. Estamos no meio do mês e o recebimento dos aluguéis já ocorreu e o dinheiro foi todo direcionado à carteira de ações – de aproximadamente R$5.000.000,00 -, composta por apenas 2 empresas: Vale e Petro. O que fazer ?

A quantia necessária ? R$100.000,00

Coloque sua resposta nos comentários do post. 😉