Qual é o segredo do sucesso da Starbucks ?

Quando escrevi meus comentários sobre o livro “A estratégia Starbucks” ainda não conhecia a empresa – mais especificamente seus produtos e atendimento. Afinal naquele momento não tínhamos nenhuma loja instalada no Brasil (elas viriam a se instalar poucas semanas depois de ter concluído a leitura) e já fazia um bom tempo que não ia para os EUA. Até poderia ter tomado algum de seus “drinks” – porque dizer que aquilo é somente um café ou achocolatado é muita sacanagem – mas o nosso clima não é tão convidativo para isso.
E claro que isso mudou nas férias ! 😀
Conheci alguns de seus produtos e o perfeito funcionamento do sistema. Ao menos eu achei que tudo funcionou direitinho, tudo redondinho. E olha que fui várias vezes, em várias lojas, em vários dias, em vários horários … hehehe.
O atendimento é nota 1.000 !
Para começo de conversa, neste tipo de negócio – onde há o contato direto com o cliente/consumidor – o atendimento pesa muito na relação dos itens que transformam um bom negócio num ótimo negócio. E na minha opinião o Starbucks dá show neste ponto !
Não sei se é pelo treinamento que é dado, não sei se é pela característica do atendendo yankee … afinal só consumi lá nos EUA … mas a atenção que é dada, desde o sujeito que faz o pedido, passando por quem prepara a bebida, até quem te entrega, é gigante ! Totalmente fora do padrão que estou acostumado a receber aqui no Brasil, especialmente aqui em Floripa. (ooo terrinha para ser mal atendido !)
Um simples detalhe, que é escrever o nome de quem pediu a bebida no próprio copo – algo totalmente banal, faz com que as “comandas” (aquele papel onde o pedido é anotado) sejam antipáticas. 🙂
E os produtos … nham nham !!!
Nossa … as bebidas, os doces … não é a toa que faz tanto sucesso ! É uma coisa melhor do que a outra.
E o pior ? Nem pude tomar o café propriamente dito … quando tomo café (até aquela balinha de café serve …) tenho uma queimação gigante, pelo resto do dia … 🙁
Tomava o chocolate quente, do gigante.
E o brownie ? Ooooo coisa boa !
Voltando para o mundo real …
Mas … faço uma pergunta: você acha que aqui no Brasil poderia surgir uma rede tão grande quanto ela ? (não sei quais são os valores cobrados nas lojas daqui, ok ?)
1- Será que se não fosse uma rede estrangeira, de renome, conseguiria cobrar U$ 5 por um copo de café ? Ou então por um expresso … ?
2- A mão de obra … sempre ela … estaria preparada para proporcionar o tipo de experiência que tive lá ?
O que você acha ? Eu tenho minhas dúvidas …
Acho que se alguém tentasse criar uma rede de lojas de suco, usando como script as regras de funcionamento da Starbucks, daria super certo. Mas o problema seria justamente esse, seguir o script à risca.
Quem é o maior concorrente nos EUA ?
Eles mesmos ! Tá doido ! Em NY tinha uma em praticamente cada esquina da cidade ! Fiquei impressionado com isso. Já tinha visto essa reclamação, que a quantidade de lojas estava trazendo uma competitividade tão grande entre a própria marca que começava a trazer alguns problemas …
Claro, existem inúmero cafés e pequenas (ou médias) redes que fazem concorrência direta, mas a principal é fogo amigo.
E para você, qual é o segredo do sucesso deles ?
![]() Nota do Site: | A Estratégia Starbucks JOSEPH MICHELLI Editora: Campus |