Robert Kiyosaki, autor de Pai Rico Pai Pobre, deve R$6 bilhões a bancos
É … Na semana passada vimos esta manchete (ou uma de suas variantes) inundando as redes sociais.
Sim, Robert Kiyosaki, autor da série de livros Pai Rico, possui mais de U$1 bilhão em dívidas …
E claro, por conta disso, vimos inúmeros perfis ligados ao tema finanças e investimentos, e praticamente toda a Fintwit, malhando o cara. 🙄
Eu confesso que acho engraçado ver isso acontecendo. Sim: engraçado.
Motivo ? Pergunte para estas pessoas que falaram mal dele por conta das dívidas, qual seria o TOP 5 leituras que toda pessoa que está começando a investir deveria ler. Arrisco dizer que Pai Rico Pai Pobre estará presente em ~90% das respostas.
Todos leram. Todos enxergaram as importantes lições e conselhos presentes no livro. Todos tiraram proveito da leitura. (sério, não conheço ninguém que tenha dito que não aproveitou absolutamente nada dele)
E é justamente essa a parte “engraçada” da história. Como podem falar mal sobre as dívidas, em tom de deboche/problema, se o que eles viram no livro (e na maioria das vezes foi o ponto de destaque apontado por muitos) foi a estratégia de RK para comprar imóveis ?
Lembra ? Compre imóveis, financiados pelo banco, e pague as parcelas do financiamento com o valor obtido do aluguel destes mesmos imóveis. Kiyosaki busca imóveis que recebam de aluguel, mais do que o valor necessário para o pagamento mensal do financiamento.
E o que é um financiamento ?
Quem respondeu: “uma dívida”, ganhou um ponto.
Sim, quem estava “debochando” do autor, estava fazendo isso justamente em cima da estratégia que o tornou famoso! Comentaram a notícia como se fossem dívidas, por problemas financeiros. Ignoraram tudo aquilo que leram no livro … 🙄
Coisas do tipo “Faça o que eu digo, não faça o que eu faço” era o que mais se via.
O pior ? No material que gerou todo esse burburinho, RK destacava que as dívidas eram justamente por conta da forma que ele investe. Eram parte da sua estratégia !
Ok … Não é 100% destinado à compra de imóveis. Parte da grana foi usada para que ele pudesse investir em metais preciosos, Bitcoin e gado. Sim, alavancagem pura e simples. Mas quem leu os livros da série, viu ele falando bastante sobre isso também.
obs: a parte do gado, pra mim, é novidade, hehehe
Portanto: não, Robert Kiyosaki não faliu. Ele não quebrou. Ele não está pobre.
Ele apenas mantém sua estratégia funcionando. Usa dinheiro dos bancos para bancar seus investimentos, que serão os responsáveis por quitar os empréstimos e financiamentos. 😉
ps: muitos fizeram questão de relembrar que no início da década passada, RK já havia entrado com um pedido de falência de uma de sua empresa … E sim, nós já estávamos aqui: