Clube do Pai Rico

Vender meu imóvel para alugar um mais próximo do trabalho, é válido ?

Pergunta:

Fala Zé!
Parabéns pelo site e o trabalho que tem feito! Tem me ajudado e incentivado muito! Valew!!

Minha dúvida é o seguinte…

Tenho um apartamento quitado de valor X. Mas moro a 25km do trabalho. Tenho vontade de sair daqui e ir pra mais perto, mudar de bairro, lugar melhor, AP mais novo etc …

Vale a pena o \”risco\” de vender meu AP, colocar a grana num investimento e pagar aluguel num outro AP pagos com os rendimentos dessa grana?

Como eu calculo o valor do retorno da grana investida? mês x mês …

Abraços

Resposta:

Bom dia Nery,

Muito obrigado ! 🙂

Sobre a sua dúvida, te garanto que muitas são as pessoas que enfrentam esse conflito diariamente … E muitos são os motivos que levam estas pessoas a ficarem em dúvida, tanto do lado financeiro quanto do psicológico.

Por exemplo: você ficaria tranquilo em abrir mão de um imóvel próprio, já quitado, para ir morar num imóvel de outra pessoa, tendo que arcar com os custos e com a incerteza (se haverá renovação do contrato de aluguel) de morar nele ?

Muita gente luta pelo imóvel próprio justamente para não se preocupar com estes itens. Abrir mão, migrando para a “incerteza” ? É preciso estar muito seguro de sua decisão. 🙂

Você falou em vender o imóvel, aplicar a grana, e com esse rendimento pagar o aluguel do imóvel que ficaria mais próximo ao seu trabalho. Perfeito ! Do ponto de vista da grana em si, a situação provavelmente lhe será favorável. Provavelmente … ? Por quê ?

Vou usar como exemplo Florianópolis. Assumindo que você more a 25km de distância do centro, o valor do seu imóvel provavelmente seja inferior ao de um, equivalente, que fique no centro da cidade, mais próximo do seu trabalho. Com isso, pode ser que o valor gerado pela aplicação do dinheiro da venda não seja suficiente para arcar com os custos do novo, e alugado, imóvel.

Ainda no caso de Floripa, muitos imóveis apresentam um aluguel de aproximadamente 0,3% do valor do imóvel. Se você conseguir encontrar um de mesmo valor que obteve com a venda do seu, conseguirá lucrar com a proposta. Seu dinheiro renderá 1% (perto disso) mensalmente em uma aplicação de renda fixa. Enquanto gastará apenas 0,3% na forma de aluguel.

Mas assumindo a “realidade”, você provavelmente precisará alugar um imóvel de valor superior ao seu. Digamos que ele custe o dobro do seu. Desta forma, o seu dinheiro renderá 1%, enquanto o aluguel será equivalente a 0,6% do dinheiro obtido com a venda. (entendeu o ponto de comparação dos valores ?)

Teoricamente você poderá alugar um imóvel que custe até 3x o valor obtido com a venda. Teoricamente … Sempre teoricamente. 😉

Qual seria o risco do negócio ? O mercado imobiliário voltar a se aquecer e o valor dos imóveis voltarem a subir. O seu dinheiro na aplicação de renda fixa permanecerá recebendo o rendimento aplicado no momento, hoje de aproximadamente 1% ao mês; mas o aluguel poderá voltar a subir. Lembre-se que o valor dos imóveis voltaram a subir e o aluguel, provavelmente, tenderá a acompanhar isso.

Outra coisa que pode vir a acontecer é vermos a taxa de juros (e consequentemente o rendimento da sua aplicação de renda fixa) diminuir. Isso fará com que o valor recebido mensalmente, e usado para pagar o aluguel, diminua. Se ocorrer a diminuição na rentabilidade, com o aumento nos custos de aluguel, a coisa pode “complicar” um pouco …

Esse é o lado financeiro da história. Você precisará levar tudo isso em consideração e traçar alguns possíveis cenários. Afinal você poderá obter lucro durante alguns meses, dependendo do tipo do imóvel que vier a alugar. Isso pode criar um “fundo de aluguel”, que pode vir a ser usado para garantir o pagamento no caso de mudança do cenário, conforme falado acima.

Já no lado psicológico, você estaria preparado para enfrentar os tradicionais incômodos de um imóvel alugado ? Sei que não são todas as pessoas que enfrentam esse problema … Mas é algo que precisa ser levado em consideração.

Estarias preparado para ver um reaquecimento do setor imobiliário e um consequente aumento do valor do imóvel que já não é mais seu ? Tem gente que acompanha esse tipo de coisa durante muitos anos e acaba ficando com uma bela dor de cotovelo …

Nestes casos, existira a alternativa de você alugar o seu imóvel próprio, e com o dinheiro obtido alugar um mais próximo do seu trabalho. Provavelmente precisaria escolher um mais simples do que o seu … Mas é uma alternativa.

Em teoria, no cenário atual, a venda + aplicação em renda fixa + aluguel, é mais vantajosa do que o aluguel do seu + aluguel de outro. Mas isso é para o atual cenário

É uma decisão complicada e delicada. Para tomá-la com tranquilidade, precisarás levar muitos pontos em consideração. 😉

Espero ter lhe ajudado. (mais do que atrapalhado, hehehe)

Abraços ! 😀