7 razões pelas quais gráficos de candlestick são tão populares
(a sétima é a derradeira)
Se você não começou a investir em ações antes da década de 90, provavelmente nem chegou a ver um gráfico usando um padrão diferente do que o dos gráficos de candles. Inventado no Japão, no século XVII, por pessoas que o usavam para negociar arroz em seus principais Mercados (e fazer dinheiro, muito dinheiro), os gráficos de candles chegaram ao ocidente apenas no final do século XX, nas mãos de Steve Nison.
1 – Principal indicador:
Os gráficos de candles têm a capacidade de mostrar sinais de reversão mais cedo do que as técnicas de gráficos ocidentais. Dessa forma, os gráficos de candles são o verdadeiro indicador principal da ação do Mercado. Eles regularmente identificam movimentos potenciais antes que se tornem aparentes com as ferramentas técnicas ocidentais. Muitos padrões de candles japoneses não são encontrados nas técnicas de gráficos ocidentais. Por exemplo, em muitas situações, os candles superam o indicador de divergência e convergência da média móvel (MACD) em termos de timing de entrada e saída do Mercado.
2 – Pictórico:
Os gráficos de candles são muito pictóricos e descrevem o estado psicológico dos participantes do Mercado em um determinado momento, que pode ser utilizado para tomar decisões de trading significativas. Terminologias como enforcado, estrela cadente, nuvem negra, martelo e bebê abandonado criam imagens indestrutíveis que podem ajudar o trader a lembrar o padrão por meio da imagem de seu nome. A técnica de candles consiste em centenas de grupos de padrões diferentes que identificam com precisão características e tendências específicas.
3 – Versátil:
Os gráficos de candles são versáteis, pois podem ser usados sozinhos ou em combinação com ferramentas técnicas ocidentais. Eles são diferentes dos gráficos de ponto e figura, que não podem ser usados com outros indicadores técnicos. Os candles usam os mesmos dados de preços que os gráficos de barras, mas a técnica de candles aprimora a capacidade de reconhecer grupos de padrões complexos e prever o próximo resultado possível com base neles.
4 – Podem ser aplicados a qualquer dimensão temporal:
As técnicas de gráficos de candles podem ser adaptadas para trading curto ou longo prazo. Os gráficos de candles são excelentes para trading de curto prazo por meio do uso de gráficos intraday, como gráficos de 1 minutos, 5 minutos, 15 minutos, 30 minutos ou 1 hora. Eles também podem ser aplicados à previsão de mais longo prazo por meio do uso de gráficos diários, semanais e mensais.
5 – Flexibilidade e adaptabilidade:
Os gráficos de candles podem ser aplicados para acompanhar quantos Mercados você desejar – sejam ações, futuros, moedas ou commodities. Em outras palavras, um trader pode aplicar os princípios de candles para analisar ou negociar ações no Brasil, índices futuros ou contratos futuros de café. Se os traders quiserem diversificar seu portfólio, eles podem negociar, por exemplo, ações nos EUA, futuros nos EUA, moeda estrangeira, títulos do Tesouro dos EUA ou do Japão e qualquer commodity em qualquer Mercado ao redor do mundo.
6 – Testada pelo tempo, confiável e útil:
A técnica de gráficos de candles foi testada pelo tempo e foi refinada por gerações de uso no Japão. O fato de ainda ser muito usada hoje em dia, após mais de 300 anos desde sua descoberta, é um testemunho de sua utilidade.
7 – (a derradeira, lembra ?) É um caminho sem volta:
Depois que você começa a usar os gráficos de candles para acompanhar o Mercado, você não consegue mais usar outro padrão gráfico. Linhas ? Barras ? Ponto e figura ? Não … Nenhum deles consegue ser usado por quem se acostumou a usar gráficos de candles.
Motivo ? A facilidade de leitura. Você bate o olho no gráfico e consegue compreender por completo aquilo que ocorreu no período em questão. Se for uma única barra, de um período qualquer, você sabe tudo aquilo que aconteceu naquele período. Qual o valor da abertura ? Está lá. Qual o valor do fechamento ? Está lá. Qual foi a mínima naquele período ? Está lá. Qual foi a máxima naquele período ? Está lá. Subiu ou Caiu ? Está lá !
Parafraseando Cypher, em Matrix:
You see, I’m not seeing it. I’m not seeing the code. I see blonde, brunette, redhead.
(Você vê, eu não estou vendo. Eu não estou vendo o código. Eu vejo loira, morena, ruiva.)
A partir do momento que você passa a usar gráficos de candles, você não vê mais as barras em sua tela, mas sim o comportamento do Mercado, e seus participantes, momento a momento. Passo a passo …
![]() Nota do Site: | O poder dos gráficos de Candlestick Fred K. H. Tam Editora: Novatec |
