Clube do Pai Rico
Solicite o seu agora mesmo!

VISANET se prepara para trabalhar com Mastercard a partir de 2010

Ótima notícia !!! Não tão boa para quem tem as ações da Redecar ou da Visanet, mas uma ótima notícia para os estabelecimentos comerciais que fazem uso do cartão de crédito ( VISA E MASTER ) como forma de pagamento.

E como consequência … uma ótima notícia para os consumidores. 😀

VISANET SE PREPARA PARA TRABALHAR COM MASTERCARD A PARTIR DE 2010

São Paulo, 08 – Passado o processo de abertura de capital, a Companhia Brasileira de Meios de Pagamento, mais conhecida como VisaNet, se prepara para trabalhar em um ambiente de maior competitividade a partir de 2010. E para não perder espaço no mercado de pagamentos eletrônicos, a saída será trabalhar com outras bandeiras de cartões de débito e crédito. “Há uma possibilidade grande de trabalharmos com a Mastercard a partir de junho de 2010”, afirmou o presidente da companhia, Rômulo de Mello Dias, ontem à noite, na premiação “Maiores e Melhores”, da revista Exame.

A VisaNet hoje é a credenciadora exclusiva dos estabelecimentos que aceitam os cartões da bandeira Visa. É também a empresa que faz a captura e liquidação das transações feitas com esses plásticos. No entanto, em junho de 2010 essa exclusividade termina, abrindo espaço para que a VisaNet faça o credenciamento de outras bandeiras. Já a Visa poderá autorizar outras empresas a credenciarem estabelecimentos.


Sua concorrente direta é a Redecard, que faz o credenciamento e captura da Mastercard. Nesse caso, a exclusividade entre a credenciadora e bandeira não existe desde o ano passado, embora nenhuma outra empresa faça o credenciamento de estabelecimentos com a bandeira Mastercard. HSBC e Santander receberam a autorização, mas não entraram nesse mercado.

Em teoria, com o fim da exclusividade, VisaNet e Redecard disputariam os mesmos clientes, abrindo possibilidade para os estabelecimentos negociarem melhores taxas de administração e reduzirem os custos de aluguel de equipamentos. Hoje, um lojista que queira aceitar as bandeiras Visa e Mastercard precisa fechar contratos diferentes com as duas credenciadoras e, como consequência, pagar o aluguel de ao menos duas máquinas de captura de transações, os chamados terminais de POS (point of sale). A VisaNet tem 46,8% desse mercado, contra cerca de 35% da Redecard.

Dias preferiu não comentar os estudos do governo federal para a mudança da regulação desse setor. O executivo afirmou, no entanto, que não está nos planos da VisaNet compartilhar a rede com empresas que tenham, por exemplo, interesse em credenciar estabelecimentos, mas não queiram investir em uma estrutura de captura e liquidação de transações. O que a empresa faz hoje, e deverá prosseguir nos próximos meses, é o projeto-piloto de compartilhamento de POS com a Redecard. O mesmo terminal aceita duas bandeiras de cartões, embora o lojista tenha que manter contratos de credenciamento com as duas empresas.

O governo está incomodado com a forte concentração de mercado das duas empresas – Redecard e VisaNet possuem em torno de 80% do mercado de captura. Banco Central, Secretaria de Acompanhamento Econômico (Seae) do Ministério da Fazenda e a Secretaria de Direito Econômico (SDE) do Ministério da Justiça avaliam até o dia 30 de setembro as sugestões feitas ao documento do “Relatório sobre a Indústria de Cartões de Pagamentos” e, a partir dessa data, devem determinar possíveis mudanças no setor. A Associação Brasileira das Empresas de Cartões e Serviços (Abecs) tentará mostrar que as próprias empresas desse setor irão aumentar a concorrência entre si e que haveria riscos em uma intervenção do setor público.