Clube do Pai Rico

Você concorda com esse tipo de subsídio ?

Leia a notícia abaixo e tire suas próprias conclusões …

HADDAD QUER GASOLINA MAIS CARA PARA REDUZIR TARIFA DE ÔNIBUS

O prefeito de São Paulo, Fernando Haddad (PT), quer aumentar o preço da gasolina para financiar a redução da passagem de ônibus. Ele apresentou estudo preliminar da Fundação Getúlio Vargas (FGV) que mostra que um aumento de R$ 0,50/l de gasolina, quando repassado à capital, possibilitaria subsídio de R$ 1,20, reduzindo a passagem de R$ 3 para R$ 1,80. Isso seria possível com a municipalização da Cide, o tributo federal sobre combustíveis (hoje zerado).

“Isso quer dizer que a demanda social por subsídio à tarifa é possível desde que haja uma fonte de financiamento. A melhor fonte de financiamento é aquela que inibe o uso do carro”, disse Haddad, no evento para apresentar alternativas de financiamento ao transporte, promovido pela Rede Nossa São Paulo, no Sesc Consolação.

A cobrança sobre a gasolina seria feita por meio da municipalização da Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico (Cide), que incide sobre o combustível. De acordo com a pesquisa, a deflação causada pela medida seria de 0,026% no Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). A estimativa é de que 78% da população seria beneficiada pela ação – principalmente na faixa que tem renda de até 12 salários mínimos. Os outros 22% seriam prejudicados. O autor do estudo da FGV, Samuel de Abreu Pessoa, afirma que mais dados devem ser divulgados nas próximas semanas.

A proposta já foi apresentada pela Frente Nacional de Prefeitos ao governo federal. Até agora, a entidade não teve resposta. “O Brasil é um dos países que menos subsidia transporte público do mundo”, sustenta Haddad, vice-presidente da FNP.

Pela lei atual, o tributo deveria ser repassado para a União e os Estados. No entanto, no ano passado, o governo zerou a alíquota para neutralizar o aumento de 7,83% na gasolina e de 3,94% no diesel nas refinarias. Além disso, pelas regras atuais, a taxa não incide sobre o etanol.

O apelo de Haddad contradiz a política de incentivo aos automóveis do governo federal petista, focado no crescimento econômico. Desde 2003, as isenções de impostos para veículos de transporte individual e gasolina já somam R$ 32,5 bilhões. Com esse montante, seria possível implementar 1.500 km de corredores de ônibus ou 150 km de metrô. A ajuda federal fez com que a indústria automobilística crescesse 45,6% em 11 anos. Estudo da Fundação Dom Cabral aponta que o trânsito causado pelo crescimento da frota e a falta de investimento em transporte público dão prejuízos de R$ 7,6 mil por ano em média para cada proprietário de carro de São Paulo e do Rio.

Tarifa zero

Clemente Ganz, diretor do Dieese, afirmou que a redução de R$ 1,20 na tarifa levaria a uma economia de R$ 60 a R$ 70 por mês para quem usa dois ônibus por dia. Já a ex-prefeita e deputada federal Luíza Erundina (PSB) defendeu a tarifa zero, com base no aumento progressivo do IPTU.

Em 1990, quando era prefeita, ela apresentou a proposta, mas não foi votada. “Como as ideias que são adequadas, depois de 23 anos a juventude se deu conta de que havia essa proposta, fundou o Movimento Passe Livre e é graças ao grito que os jovens deram nas ruas que estamos aqui”, afirmou. A proposta, no entanto, não faz partes dos planos da gestão de Haddad. As informações são do jornal O Estado de S.Paulo.

Costumo andar de ônibus sempre que preciso, o sistema aqui em Floripa, fora do horário de pico (8h e 18h) é ótimo, ainda mais se o ônibus for da linha VIP (o nosso amarelinho). Mas dizer que os maiores beneficiados serão os que recebem até 12 salários mínimos … o cara só pode estar de brincadeira. O público alvo do transporte público – infelizmente – é o que ganha metade disso, ou até menos …

Infelizmente, pois um transporte público de qualidade faria com que os que ganham 10, 20, 30, 50 (tá, tô exagerando, propositalmente) também adotassem o serviço, desafogando nossas vias … Agora criar um “pedágio” ? Isso não contra todo aquele papo de inclusão que o partido dele defende ? Não incentivaram que o povão comprasse carro ? Agora querem forçá-los a deixar o carro em casa ? Aumentar o litro da gasolina em 50 centavos é praticamente aumentar ele em 20% ! 😯

Se me dissessem que os mesmos 50 centavos seriam usados para melhoria do sistema, inclusão de novas linhas, na compra de novos carros para a frota … eu “aceitaria”, mas para subsidiar a passagem? Faça-me o favor

É … realmente, o Brasil é um país de tolos. 🙁