Clube do Pai Rico
Solicite o seu agora mesmo!

Zé, que rolo foi esse com as ações da GameStop !?

Prazer, meu nome é Short Squeeze ! 😀

Sim, o resumo da ópera é esse: um belo e enorme short squeeze.

O que aconteceu ?

A GameStop é uma varejista americana de games, que muitos consideram já ter um modelo ultrapassado e fadado à extinção. Esse cenário levou alguns fundos de investimento a “apostar” (odeio essa palavra quando usada no mercado financeiro, mas lá vai ela de novo …) contra a empresa, acreditando na queda de suas cotações. Lembra que também podemos lucrar com a queda no preço de uma ação ? Se não, leia: Como ganhar com ações quando o mercado cai ?

Mas nos últimos dias vimos uma escalada no preço das ações da empresa …

Sim, é isso mesmo que você está vendo: o valor dela foi multiplicado por 9 na última semana. 😯

Loucura total ! 🙂

Como disse, o motivo dessa valorização toda tem nome e sobrenome: short squeeze. Isso nada mais é do que um movimento de pressão contra os “vendidos” em um determinado ativo. A pessoa/instituição está com uma posição vendida em uma ação, esperando a queda no preço, para recomprar mais barato e lucrar. Mas ao invés da queda, vem uma alta … e a alta vem seguida de mais alta … que vem seguida de mais alta … e aqui ocorre a “mágica”: quem está vendido precisa encerrar a sua operação de venda.

Os motivos podem ser variados … Pode ser por conta da alta ter atingido um limite suportado por aquele vendedor, que aciona o STOP … Ou pode ser também a solicitação de devolução das ações, por parte dos reais proprietários delas (que emprestaram aos vendedores, permitindo que tivessem o que vender)

O desfecho é um só: quem está vendido precisa recomprar o que vendeu. E aqui ocorre a segunda parte da mágica …

Lembra que as cotações já estavam subindo e subindo. Correto ? Na hora em que entram os vendidos, a fila (e consequentemente a demanda) dos compradores aumenta. E o que acontece quando muita gente quer comprar o “pouco” que está disponível ? BINGO ! Mais alta !

E normalmente, uma alta ainda mais forte. Motivo ? O volume !! Quem estava vendido, normalmente fundos de investimento, trabalha com posições BEM grandes. Tão grandes que superam o volume tradicionalmente negociado, e disponível …

É, eles precisam sair “catando” as ofertas de venda disponíveis, não importante o preço. E voilà ! Aconteceu aquela explosão vista ali no gráfico acima.

Mas isso não é tudo …

O mais louco dessa história, é o motivo da alta que fez com que os vendedores precisassem zerar.

Pequenos investidores (milhares, possivelmente milhões deles) se organizaram para criar um movimento robusto de compra. Uma onda compradora para arrastar as cotações para cima, justamente com a intenção de forçar os vendedores a encerrar suas operações de venda !

Não, antes que você se empolgue e pense em fazer o mesmo … não é algo legal. Isso é manipulação de mercado. 🙄

Só sei de uma coisa: a confusão está formada. Pelo jeito a quebradeira foi grande (e dos grandes), e isso fez até com que o CEO da Nasdaq viesse com essa pérola:


Ontem mesmo as comunidades (fóruns de investimento) foram encerradas pelas plataformas. E isso mostra que a coisa realmente complicou por lá …

Fiquemos de olho no desfecho da novela, e especialmente se tentarão fazer algo parecido de novo.

ps: sim, tentaram fazer isso por aqui ontem, em IRBR3 … a ação caiu depois do horário marcado para a “onda de compras”, hehehe.