Clube do Pai Rico
Adquira o seu agora mesmo!

Dica de Ativo ||| Vending Machines

coin-slot

Até poucos anos atrás não poderíamos nem imaginar que estas Vending Machines pudessem fazer parte do nosso dia a dia, afinal nossa moeda perdia seu valor muito rápido. Era o dragão da inflação que não nos dava sossego, e por causa dele um equipamento muito comum em países de primeiro mundo estava longe de nossa realidade.

Meu primeiro contato com uma Vending Machine foi nos EUA – já tinha visto em filmes e seriados, mas ao vivo mesmo nunca, era uma máquina de refrigerante. Era um sonho. Bastava colocar dinheiro e pronto. Nada de atendentes, nada de ficha, nada de nada. Era só ir lá e comprar.

Existem diversos modelos de Vending Machines: Bebidas, Salgadinhos, Doces, Chocolates, Brinquedos, praticamente de tudo. É só pensar que deve existir uma. 🙂

Como funciona uma Vending Machine ?

O processo é simples, mais simples impossível. 🙂

A pessoa interessada em comprar um dos produtos precisa somente inserir seu dinheiro nela, seja em notas ou em moedas. Normalmente elas aceitam somente a nota de R$ 1 (pena que saiu de “linha” …), no entanto aceita todos os tipos de moeda, da versão antiga e da nova.

O bom é que não é preciso colocar o dinheiro exato, a Vending Machine se encarrega de devolver o troco. 😉

Quanto custa uma Vending Machine ?

O custo varia bastante:

– Nova x Usada
– Bebidas x Comida x Objetos
– Precisa de sistema de refrigeração ou não
– Aceitará somente moedas ou moedas e notas

… são muitas as variáveis. Para obter maiores detalhes faça uma pesquisa, o melhor lugar é onde ? Isso: Internet ! 🙂

Existem diversas empresas que poderão fornecer maiores informações sobre elas.

O que é preciso para colocar uma Vending Machine para funcionar ?

Isto também dependerá do modelo escolhido, pois o equipamento poderá ou não necessitar de energia elétrica. Mas basicamente precisará que você dê uma manutenção básica: Reponha o produto e alimente o sistema de com moedas para troco.

Este é o lado bom do negócio, o trabalho que você tem para que o sistema funcione é mínimo. Se fosse uma venda tradicional precisaria estar 100% do tempo presente para efetuar as vendas.

Uma manutenção periódica também será necessária, especialmente no sistema que recebe o dinheiro (e dá o troco). Como este é o ponto “mais acessado” da máquina pelo usuário, é também a parte que costuma apresentar mais problemas, especialmente a leitora de notas …

Onde consigo uma Vending Machine ?

Você poderá compra-la ou aluga-la, ou ainda poderá usa-la em forma de comodato – enquanto alimentar a Vending Machine somente com produtos de um determinado fabricante ele te emprestará a máquina sem custo algum.

A escolha de qual a melhor forma – compra, aluguel ou empréstimo – dependerá do modelo de negócio adotado por você.

No caso de comodato o custo do produto será um pouco superior do que o que conseguiria normalmente no mercado. É a forma que a empresa escolheu para recuperar o valor gasto com o empréstimo. (ou você realmente achou que não teria custo ? 🙂 )

No caso do aluguel, normalmente, a proprietária da Vending Machine se responsabilizará pela manutenção do equipamento, pelo seu funcionamento.

Já no caso de compra da máquina você é responsável por tudo.

É hora de começar !

O mais interessante do negócio das Vending Machines é que você pode ter somente uma ou várias. Tudo dependerá da sua oferta de pontos para elas e do resultado que elas te oferecerem. O tempo necessário para “atualizar” cada uma – repor o estoque e colocar troco (e claro, retirar o dinheiro do dia) é pequeno. Acredito que em aproximadamente 15 minutos poderá cuidar de cada uma. Com pouco mais de 1h já poderá cuidar de uma pequena “frota” delas. 😉

Pessoalmente, meu maior interesse é pelas Vending Machines de bebida (provavelmente porque elas são as que mais costumo sentir falta … hehehe), mas não tenho certeza se são as mais rentáveis. Já vi comentários afirmando que as melhores são as de lanches, mas acredito que isso dependa bastante da região (cidade em especial) onde elas estiverem instaladas.

E você, tem ou planeja ter uma Vending Machine ?

Acredito que você poderá encontrar muita informação aqui mesmo na Internet, e claro nos comentários deste post. 😉


Nota do Site:
5 Moedas