Clube do Pai Rico

“Economizando” com a energia elétrica

Há pouco mais de 3 anos, uma grande parte da população brasileira foi enganada. A nossa querida e amada presidanta aproveitou as comemorações do 7 de setembro e o orgulho patriótico que contagiava a todos. Naquela ocasião foi informado que o brasileiro gastaria menos com a conta de energia elétrica. A promessa foi de que gastaríamos 15% a menos do que nos era cobrado até então.

Confesso que fui um dos enganados … 🙁

Acredito que foi a primeira vez em que acreditei em algo dito pelo governo federal desde 2003. 😯

Bom … é para aprender. 😉

Mas … parece que agora teremos uma “economia” real. De verdade.

As bandeiras tarifárias

Um dos motivos que fez com que a “promessa” de corte nas despesas com energia elétrica, foi a falta de chuvas nos últimos anos. Graças a isso o governo autorizou a correção das tarifas (básicas), e subiu. Muito. Mais de 100% ! Além disso, foi necessário colocar em ação um plano de emergência. Usinas termoelétricas foram acionadas, e isso trouxe um gasto extra para as concessionárias …

O custo da energia gerada pelas termoelétricas é muito superior ao da nossa base energética, que são as hidroelétricas. Entraram em ação e ficaram ligadas por muito, muito tempo.

O “estranho” é que o problema era concentrado nas regiões Norte/Nordeste, mas as contas foram divididas entre todos os brasileiros. (na verdade, o reajuste destas regiões foi inferior aos do restante do país … vai entender)

Mas parece que a coisa mudou. 🙂

Na semana passada informaram que a partir de abril estaremos livre (finalmente !!) desta cobrança extra. 😀

A bandeira vermelha mudou para amarela (nas contas de março você verá essa mudança), e a amarela já foi para verde.

Qual o peso disso nas contas ?

Olha, na minha conta, a bandeira vermelha era o equivalente a 10% do valor da fatura. A bandeira amarela (da conta que pagarei nos próximos dias), aproximadamente 7%.

Parece ser pouco ? É praticamente o desconto que nos foi prometido no final de 2012 e que acabou ficando apenas no reino do faz de conta …

É, tudo aquilo que falei no post em que falei sobre o desconto, pode ser aplicado agora. 🙂

Alguns aproveitarão para aumentar o consumo, pois poderiam estar represando o uso de determinados equipamentos. Outros aproveitarão para guardar o valor economizado, tentando repor os gastos extras que tiveram durante todo esse tempo … Mais ou menos o que acontece com a Petrobras ao não abaixar o valor dos combustíveis. Sabe ?

Eu sei que eu aproveitarei para embolsar a diferença. 😉

Aproveitando o fato que o verão está no fim, e o pico de calor vai indo junto, o uso do ar condicionado vai diminuindo. Com isso conseguirei economizar um pouco mais. Será o não gasto com as bandeiras tarifárias e uma diminuição do consumo propriamente dito.

Mas me diga: e você, o que pretende fazer com esta diferença no valor da conta ?

 

Leitura recomendada:

Formas reais de se economizar na conta de energia elétrica

 

lampadas incandescentes apagadas e pl acessa