Clube do Pai Rico

Dicas para o … desafio ! #3

Tenho certeza que você já está participando do desafio e já começou a movimentação necessária para garantir os 3% do mês de março (e possivelmente até mais). Acertei ? :)

Mas … como nada que seja difícil não possa ficar um pouco mais …

Num passado não muito distante, fomos agraciados por uma bela notícia: a tarifa de energia elétrica seria abaixada. Parecia um sonho ! Num país onde os preços somente sobem, ouvir a presidente da república nos informando sobre a vinda de uma diminuição no custo de uma das tarifas que mais pesam nos bolsos de grande parte da população (e que tem um peso enorme no custo das fábricas), parecia mentira …

E era.

Sim, houve o desconto … Mas foi um “desconto”. Forçaram a barra junto às geradoras para um corte nas tarifas em troca da renovação do contrato. Algumas aceitaram, outras não. Mas houve um desconto.

Houve. Passado. Em seguida o reajuste veio, seguidos reajustes na verdade. Hoje ? Hoje temos uma tarifa muito mais cara do que a tínhamos antes do anúncio do desconto. Detalhe: mais cara do que seria se tivéssemos os aumentos normais do final de 2012 pra cá …

Mas o que isso tem a ver com a dica #3 ? Que tal relacionarmos atitudes que tragam economia no consumo de energia elétrica ? 😀

Troque lâmpadas incandescentes por modelos que consomem menos

Esta é uma dica que você não terá como seguir, por um simples motivo: as incandescentes (as lâmpadas tradicionais) estão saindo de linha. No seu lugar restarão inúmeras outras alternativas, que em sua maioria consomem menos.

Mas não é preciso sair arrancando as lâmpadas antigas para colocar as novas. Primeiro: você estará jogando fora um produto que ainda funciona. Segundo: o custo das lâmpadas novas (especialmente as LED) é um pouco mais alto do que as tradicionais …

O interessante é que a troca ocorra conforme as lâmpadas forem queimando.

Agora … Se a troca já será obrigatória, por que estou dizendo para você fazer isso ? Simples: muita gente ainda tenta fazer a troca das lâmpadas queimadas por modelos similares. Sim, ainda encontramos no mercado alguns modelos de lâmpadas incandescentes e a maioria das pessoas continua fazendo a troca “elas por elas”.

Portanto, sua lâmpada queimou ? Tente trocar por uma com um consumo mais baixo. Gastará um pouco na hora da compra, mas no médio/longo prazo recuperará o investimento. 😉

Resista à tentação dos fogões elétricos (cooktop)

Sim, eu sei que é a coisa mais linda e legal deste mundo você ter um fogão que funciona apenas com energia elétrica. Muitos modelos não oferecem nem correr o risco de se queimar ! (os de indução) Mas … e o consumo deles ? 😯

Acredite: o consumo de um fogão, e do forno também, elétrico, quando comparado com um convencional (a gás), é muito maior. O custo do uso de um equipamento deste tipo é muito mais elevado. Se puder, dê preferência para o equipamento que usa gás.

Por que “dê preferência” ? Algumas construtoras vêm oferecendo apenas esta alternativa em seus imóveis. Sim … eles não apresentam mais um ponto de gás dentro do apartamento. Consideram que o proprietário usará fogão e forno elétrico e usará um chuveiro elétrico ou um sistema central de aquecimento d’água.

O que nos leva à próxima “dica” …

A eterna briga entre chuveiro a gás e o elétrico

Uns dizem que o elétrico gasta menos, outros que é o com aquecimento a gás. Eu digo que é o gás. 🙂

A impressão que passa é que o chuveiro com aquecimento a gás gasta mais por um simples motivo: a pessoa costuma ficar mais tempo no banho devido ao conforto que ele proporciona. No chuveiro elétrico o banho costuma ser corrido, especialmente no inverno. 😉

Instale um equipamento elétrico que proporcione o mesmo nível de conforto que o a gás te traz e me diga: qual custará mais $$ para gerar o mesmo banho ?

Agora é com vocês ! Qual a sua dica exclusiva para trazer economia na conta de energia elétrica ?