Clube do Pai Rico

Proponho um … desafio !

Você certamente já conhece a série de posts “Proponho um exercício !” (se não, aqui estão eles #1 – #2 – #3 – #4 – #5 – #6 – #7 – #8), eram questionamentos que te convidavam a pôr a cabeça para trabalhar, tentando trazer à realidade as teorias que já vimos aqui no Clube.

Mas hoje tenho uma ideia melhor. Ao invés de um exercício, te proponho um desafio ! Você precisará colocar em prática muitas (muitas mesmo) das coisas que já leu aqui no site. Como consequência de levar à vida real as coisas que você (em muitos casos) deixou apenas no lado teórico, você correrá o “risco” de ver sua coluna de investimentos, ou seu colchão de segurança, crescer. 😉

Qual é a ideia ?

A coisa é simples, muitos mais do que você pode estar imaginando … A proposta de desafio que tenho para você é a seguinte: você consegue separar uma parcela dos seus ganhos mensais, você consegue poupar uma parte do que ganha ? Não, não será nenhuma proposta exagerada, impossível de ser cumprida. Será algo realista e que qualquer pessoa pode fazer.

A proposta é a seguinte: você é capaz de separar 1% do que ganha mensalmente e destinar essa grana para seus investimentos ? (ou para seu colchão de segurança, caso ele ainda não esteja formado)

Sim, apenas 1% do que você ganha. Convenhamos, isso é muito pouco e você conseguirá realizar esta tarefa com os olhos vendados … Correto ? Então vamos … “incrementar” a proposta ? Que tal se ao invés de você economizar apenas 1% por mês, você conseguisse economizar 1% a cada novo mês do desafio ? No mês de janeiro 1%, no de fevereiro 2%, em março 3% … até chegarmos a 12% em dezembro. (assumindo que você começou em janeiro …)

Como as pessoas são diferentes, como cada pessoa vive uma realidade e passa por necessidades diferentes, nada mais justo do que o desafio proposto levar isso em consideração, concorda ? Este é o principal motivo para eu propor um percentual do que você ganha ao invés de um determinado valor fixo. Compare quem ganha 1 salário mínimo com quem ganha R$5 mil por mês, quem terá mais facilidade para acumular R$250 em 1 mês ? 😉

Viu, mais simples … impossível !

Começar devagar, analisando a situação, vendo o que acontece, o que precisa e pode ser alterado, para aos poucos, mês a mês, aumentar o valor economizado. Começando com 1% no mês de janeiro até o “limite” de 12% em dezembro.

Desta forma você ainda ganha, de lambuja, uma ajuda extra … Afinal o mês de janeiro é – normalmente – o mês com mais gastos, e dezembro o mês com ganhos maiores. (13º …)

Acredite, realizar esta tarefa é uma coisa simples e benéfica. Muitos nunca tentaram definir uma meta a ser economizada por medo de não conseguir … Muitas vezes por ser um valor maior do que tem capacidade financeira de garantir, outras por não ter assessoria nenhuma nesta empreitada.

Da forma que proponho você começará devagar, pequeno, crescerá aos poucos, tendo tempo para assimilar os cortes e aprender com eles. Mas o principal é que poderá contar comigo nesta jornada. Sempre que tiver alguma dúvida, sempre que achar que algo pode (ou precisa) ser feito, poderá contar com a minha orientação. O “Pergunte ao Pai Rico” está ai justamente para isso ! 😉

Quais serão as ferramentas disponíveis ?

Você poderá contar com todos os textos já publicados aqui no Clube, que são muitos. Se precisar da indicação específica de um assunto, basta perguntar.

Outra ferramenta muito importante, para não dizer a mais importante de todas, será o uso de uma ferramenta para controle do fluxo de caixa. A escolha será por sua conta, seja uma planilha, um caderninho, um aplicativo específico … Em breve trarei a indicação de alguns que já usei/testei e que poderão lhe ajudar. Se não está muito acostumado com o assunto, indico que você ouça este PodCa$h que gravei.

Estou disponibilizando uma planilha que lhe ajudará na parte “matemática” da coisa. Uma planilha simples, onde você informará quanto ganha e ela dirá qual será a meta, qual o valor a ser economizado naquele mês. (por mais simples que as contas sejam, infelizmente muitas pessoas indicariam elas como sendo uma barreira, uma dificuldade extra)

Vamos detalhar a proposta ?

Vamos lá: você irá economizar 1% do valor que ganhou no mês anterior (afinal os valores poderão ser alterados no decorrer do ano …), aumentando 1 ponto percentual a cada novo mês.

Por exemplo: no mês de janeiro economizará 1% sobre o que ganhou no mês de dezembro passado. Em fevereiro, 2% do que ganhou em janeiro. Em março, 3% do que ganhou em fevereiro … e assim sucessivamente. A proposta inicial é que você chegue aos 12% entendendo o que fez, analisando o que economizou, onde economizou, porque economizou, onde poderia economizar um pouco mais, etc etc etc. Além do carácter financeiro (ao final dos 12 meses você terá conseguido economizar  78% de um salário !!) existe o lado aprendizado da coisa, e o acompanhamento do controle do fluxo de caixa é fundamental para isso.

Como já foi dito, você usará o valor ganho no mês anterior pois você precisa ter um valor base para saber quanto precisará economizar. Se fosse o valor daquele mês e houvesse uma mudança nele (para mais ou para menos …) você não teria como saber exatamente quanto deveria poupar.

Conto com a sua participação. Na verdade … você mesmo conta com a sua participação. Sua esposa conta com sua participação. Seu marido conta com sua participação. Seus filhos contam com sua participação …

A propósito … Que tal convidar todas as pessoas que você conhece para participar deste “Proponho um desafio !” junto com você ? Desta forma todos poderão apoiar e auxiliar uns aos outros no decorrer dos 12 meses do desafio. Dê um RT, favorite este tweet, use a hashtag #ProponhoumDesafiodoClube em suas mensagens. 🙂

Quanto mais pessoas participarem, mais legal o processo vai se tornando. E então, aceita o desafio ? 😉