Proponho um exercício ! #4

O exercício proposto desta semana está um pouco contaminado pelo livro que está sendo sorteado na promoção semanal aqui do Clube. A propósito … já está participando ? Ainda dá tempo para concorrer viu ? 😉

Ele seguirá a linha dos outros, lembrando que sempre serão exercícios simples, normalmente envolvendo conceitos mais básicos de matemática e de finanças.

Conto com a participação de todos, e o mais importante, que tentem realmente “quebrar a cuca” antes de sair em busca de uma “dica”. Ah, só lembrando … mais vale encontrar a resposta após uma pesquisada (para alguns seria colar …) do que ficar na dúvida aguardando a “resposta certa”. 🙂

A ideia é que coloquemos alguns dos conceitos aqui aprendidos em prática, mas acima de tudo: que consigamos transferir o que aqui é lido para o lado real de nossas finanças, de nossas vidas.

Vamos ao quarto exercício ?

#4 – O Zé está passando por uma fase difícil em sua vida … vem sentindo uma pressão acima do comum, o cansaço toma conta … E por ordens médicas precisará aliviar a carga de trabalho. Tinha duas alternativas: mudar de emprego ou reduzir a carga horária no atual. Ficou com a segunda opção – pois gosta do que faz -, porém ao fazer isso viu seu salário ser reduzido drasticamente … A partir de agora o “salário familiar” será de R$ 5.000,00/mês. (limpos, já depois das deduções de IR e coisas do tipo)

A diminuição na carga de trabalho surte seus efeitos rapidamente e o Zé começa a se sentir outra pessoa, porém outras consequências começam a ser sentidas … Acostumado a ter um orçamento mais folgado, o Zé se vê pressionado a realizar alguns cortes no orçamento … Tentando trazê-lo para sua nova realidade. Só que ele está meio perdido … O que pode ser cortado ? Onde pode economizar ? Ele terá como economizar ?

Agora é que a ajuda de vocês será solicitada. Dos itens apresentados abaixo, o que você cortaria ? Onde você sugeriria uma redução ? Como ? Por quê ? 🙂

– Taxa de condomínio: R$850,00 (inclui água e gás)
– Tarifa de energia elétrica: R$90,00
– TV + Internet + telefone fixo: R$200,00