Qual é a melhor alternativa de investimento disponível ?

Volta e meia recebo uma dúvida “padrão”, onde mudam apenas os valores envolvidos. Mas no geral ela é assim:

Boa Tarde, eu tenho 80 mil para começar aplicar. Gostaria de saber qual a melhor opção, e sé possível ter um retorno mensal??

Pergunta perfeitamente normal e natural de ser feita em um momento de mudanças como o que vivemos atualmente. (essa foi enviada pela Larissa)

Com a queda na taxa de juros (leia !), e o desaparecimento do rendimento “mágico” de 1% ao mês, as pessoas começam a partir em busca de algo diferente do que estavam habituadas.

Qual seria a melhor alternativa de investimento disponível ? Qual a mais segura ? Que me permite mobilidade, ofereça liquidez e renda constante. Você também tem essa dúvida ?

E se eu te disser que … não existe uma resposta pra essa pergunta ? 🙄

Sim … não existe. Pois não existe a melhor alternativa. O que existem são necessidades e possibilidades, e sabedores delas é que podemos olhar o que existe e decidir o que melhor se enquadraria no momento atual.

Isso: momento atual. Afinal de contas suas necessidades com 20 anos de idade são diferentes das que você tem aos 40, ou aos 60. Não é mesmo ?

Por exemplo … eu poderia dizer que a poupança rendeu 0,80% nestes 3 primeiros meses do ano. Que o Tesouro SELIC rendeu 1,54% de 1 de janeiro até hoje. Que o Ibovespa subiu 9,78% no mesmo período. Ou então que eu já consegui 19,89% em 2018 com o método Double PUT Double CALL. Quer mais ? O dólar se valorizou 0,24% e o ouro 6,06%. Poderíamos incluir aqui também imóveis, Tesouro IPCA, Tesouro Prefixado … e acredito que você já esteja começando a entender o que quero falar.

Só o rendimento não quer dizer muita coisa. A informação que o rendimento apresenta é importante, mas não é o ponto mais importante a ser levado em consideração.

Pense na escolha entre o Tesouro SELIC, Tesouro Prefixado e Tesouro IPCA. Considere que você tem a disponibilidade de esperar as datas de vencimento do título escolhido, que não precisará resgatar antes do prazo (garantindo com isso o rendimento integral dele). O que te faria escolher entre os 3 ? Apenas o rendimento direto ? Claro que não !

Quem escolhe o Tesouro SELIC já sabe que o rendimento dele irá acompanhar as flutuações da taxa, decidida pelo BC. Dependendo da situação, uma taxa é aumentada ou diminuída. A expectativa do momento é que fiquemos na casa dos 6% ao ano por pelo menos alguns meses, quem sabe um pouco mais de um ano.

Quem escolhe o Tesouro IPCA já sabe que irá se proteger do dragão da inflação. Que não importa o que ocorra um determinado rendimento real lhe será entregue no vencimento do título. Um rendimento real e já conhecido.

Quem escolhe o Tesouro Prefixado já sabe exatamente qual será o retorno obtido durante o período que tiver o título em mãos. Não importa o que ocorra, receberá aquele rendimento no vencimento do título e ponto final.

Agora, se não puder aguardar o vencimento, só o SELIC poderia ser usado sem medo de perder parte do capital originalmente investido.

Bolsa, apresenta volatilidade e um certo nível de risco. Claro … quanto mais informação e estudo o investidor tiver, menor será esse risco. Imóveis, investimento tradicional, mas que apresenta extrema falta de liquidez (a não ser que você invista via FIIs, lembra ?). Ouro, famosa reserva de valor. Mais um seguro, uma proteção, do que um investimento propriamente dito.

Já tem um colchão de segurança formado ? É dinheiro para daqui 10 anos ? 30 anos ? Aposentadoria ? Para pagar a universidade de seu filho ?

Consegue enxergar além da própria árvore ? Consegue perceber que é preciso se conhecer um pouco melhor a floresta para que uma decisão seja tomada ?

Para responder a pergunta do começo do post eu poderia dizer: coloque uma parte em Tesouro IPCA, que te protegerá de alguma surpresa da inflação e um bom rendimento real; e outra na Bolsa, com uma dose de risco e com a possibilidade de turbinar o retorno; um pouco em ouro para se proteger … Mas sem saber a sua real condição, a sua real necessidade – seja de rendimento ou de liquidez, fica impossível entregar uma resposta padrão. 🙁

Gosto muito de trazer discussões para vocês. Lembra da mais recente sobre a “briga” Tesouro VS Poupança ? Eu não tenho como chegar e dizer que o Tesouro Direto é a melhor alternativa. Qual dos 3 tipos de título estou me referindo ? Qual é a necessidade de quem vai aplicar ? Bem como dizer que “com R$30 você já começa a investir” não é o mais correto … pois isso só serve para o Prefixado. O IPCA é R$40 e o SELIC é R$90 o valor mínimo de investimento …

A decisão entre “quem é a melhor alternativa” passa obrigatoriamente pela educação, pela busca de informação e conhecimento de cada um. Se você não fizer isso, precisará depender para todo o sempre de alguém que lhe diga qual é a “melhor” opção … E eu te pergunto: a melhor para quem ?

Com isso em mente eu te pergunto: você gostaria de um curso voltado ao investidor iniciante que apresentasse TODAS as orientações necessárias para que a melhor decisão, para aquele momento e situação, fosse tomada ? Um curso com o padrão Clube do Pai Rico de qualidade, pensando na realidade das coisas e apresentado de uma forma simples e eficaz. Se a sua resposta for SIM deixe um comentário aqui no post me dizendo isso ! 🙂