Zé, você usa Black-Scholes ?

Zé, tudo bom?! Perguntinha complementar ao que gosta e nos brinda com conhecimento: Além das ferramentas que utiliza para avaliar as oportunidades de mercado e fazer venda coberta, vc utiliza a calculadora de Black-Sholes? Se sim, em qual momento?

Grato!

Bom dia Amauri,

Não, eu não uso BlackScholes … 🙂

Durante algum tempo eu cheguei a usar uma ferramenta que me apresentava a cotação “oficial” de uma opção, e que adotava Black-Scholes, apenas como curiosidade. (para ver como o negócio funcionava, hehehe)

Mas foi um período curto. Ainda mais comparando com os meus quase 20 anos de mercado. 😉

Não uso por que não funciona ?

Não, não foi por isso que deixei de olhar e abandonei a ferramenta. Deixei de olhar porque a forma que opero com opções não me exige saber o valor “exato e justo” de uma opção. 😀

Para quem tiver curiosidade, um link da nossa querida Barsa Wikipédia onde o assunto é abordado de um ponto de vista mais (bem mais) teórico e técnico.

Mas, resumindo: Black-Scholes é um modelo matemático de precificação de ativos. Ele forneceria ao usuário o preço teórico, exato e justo de um determinado ativo naquele determinado momento. Muita gente usa a ferramenta para operar opções para tentar encontrar distorções entre o preço praticado pelo mercado e o valor teórico. Se estiver mais em conta no mercado, se compra. Se estiver mais caro, se vende.

Seria fácil se o mercado fosse sempre teórico e lógico, hehehe. 😉

Infelizmente não é bem assim que a banda toca. O mercado é formado pelos participantes e suas expectativas. Então as distorções surgem na mesma velocidade que vão embora. 😀

Como disse, não uso porque não atende à minha necessidade operacional. Não vendo uma opção simplesmente por achar que ela está cara. Vendo-a porque considero um momento interessante para uma queda na cotação no “papel mãe”. Não olho para a árvore (opção), mas sim para a floresta (ação).

Claro … acompanhar as distorções na cotação da opção ajudam, e muito. Mas não é só isso que me leva a tomar uma decisão de compra/venda. Quem acompanha o Clube, especialmente no twitter, sabe como gosto de acompanhar o IMC das opções.

Sim, fico atento à dieta das opções e como estão em relação à balança. 😀

No último dia 5 publiquei lá:

Logo depois, veio aquela bela liquidação que você deve se lembrar …

Não olho se o preço teórico está certo, ou se está errado. Eu apenas acompanho a taxa de gordura (o tamanho do prêmio da opção, a diferença entre o valor dela e o strike) em relação ao comportamento passado das opções naquela situação. Naquele momento, faltando x dias para o vencimento.

Sim, isso vem da experiência e do tempo que acompanho o mercado. Pouco prêmio em relação ao “valor histórico” pode ser sinal de que estão vendendo mais do que o normal … Mais “gorda” por ser sinal de que estão comprando mais do que costumam.

Mas como disse, não uso a ferramenta porque não faço compras e vendas visando ganhos “instantâneos”. A grande maioria das minhas operações visam um período mais longo, semanas ou dias. 😉

E as distorções que porventura possam surgir no uso do Black-Scholes são de natureza mais rápida. Pense que existem trocentos robôs de olho nesse tipo de coisa. 😀

Faço venda coberta quando acho que o papel está caro, e não quando o valor da opção está “errado”. Simples assim. (ou barato, no caso da venda de PUT)

Naquele momento em que eu acompanhava a ferramenta que me fornecia o valor “certo” da opção, eu estava justamente testando o meu sentimento em relação ao valor médio, e histórico, das opções. Como vi que os resultados batiam, deixei de usar. 🙂

Acho errado quem usa ?

De jeito nenhum !!!

Existem inúmeras estratégias em Bolsa. Cada uma tenta tirar proveito de uma ferramenta, de um indicador, de um sinal. Se você usa e consegue lucrar com isso, quem sou para repreender ?

Só que eu não tenho a necessidade de saber o preço teórico da opção a cada momento. O preço praticado pelo mercado já me é suficiente. 😉

E no final das contas … não é ele quem manda ? 😀

Espero ter lhe ajudado !