Aluguel de ações
O estudo acompanhará o desempenho da ITUB4, BBDC4, PETR4 e da VALE5 – carros chefe do Ibovespa. Esta informação poderá ser usada tanto por quem opera na ponta de compra quanto para quem opera na ponta de venda … 😉
Este é um dado que acompanho diariamente, serve para que eu veja o “peso” extra que existe sobre estas ações. Normalmente – veja bem, normalmente … – um aumento na posição alugada pode significar um movimento de queda no papel. E o contrário também é verdadeiro, uma cobertura pode significar um movimento de alta.
Vamos lá !




Comentário: É, realmente não podemos comemorar nada … Foi acontecer o rompimento tão aguardado para vermos a volta das cotações. Uma volta “esperada”, graças à sinalização dada no pregão de quinta-feira, com seu doji “no topo”. Só não precisava ser com tanta força … 🙁
Por um momento tive a impressão de que seria exatamente o que esperávamos: um teste dos 48.000 pontos, por cima, para dar credibilidade ao suporte/resistência. Mas não, a força foi muito maior e vimos uma queda superior a 1.000 pontos !

E agora ? Com o teste dos 47.000 pontos (se você reparar, ele é uma das linhas brancas intermediárias no pivot) e algumas sinalizações intraday, resta a esperança de que o movimento tenha sido causado pela pressão do vencimento de opções e uma tentativa de saída de alguns vendidos. Veja o gráfico de 30 minutos:

Teste da média de 200 barras, IFR no chão, e um baita martelo pós 47.000 pontos.
Sim, eu sei que é querer ter esperanças demais … mas por enquanto é isso que temos. 🙂
Na parte da tarde estaremos livres da série I e o mercado andará “livre”. Acompanhemos.
E a PETRI8 que virou pó … hein ? 😉
Para complementar esta leitura:
– Candlesticks;
– IFR;
– Suportes e Resistências;
– Pivots + Fibonacci;
– Médias Móveis;
– A pressão do exercício de opções