Clube do Pai Rico
Solicite o seu agora mesmo!

Aluguel de Ações

Você já ouviu falar sobre aluguel de ações ?

Acredito que já … em nosso artigo sobre Como ganhar com ações quando o mercado cai ?, usando um short, que foi publicado aqui no site já faz algum tempo. Correto ?

Se ainda não leu, indico a leitura do mesmo. 🙂

Mas voltemos ao tema aluguel de ações. Você sabia que esta é uma ótima oportunidade de rentabilização de sua carteira, se a sua estratégia é a Buy & Hold ? ( que nada mais é do que ir comprando ações da empresa, visando o longo prazo, sem fazer operações com a mesma )

Pois então, a aluguel de ações é exatamente isso: Você aluga suas ações. 😀

A pergunta que você deve estar fazendo agora é: Quanto poderei ganhar ? Correto ? E eu te respondo: Não sei, hehehe. Não sei pois o valor do aluguel costuma variar bastante … Depende da oferta existente do papel que você deseja alugar, depende da demanda existente pelo papel … Até pouco tempo atrás, um valor “padrão” era o de 6% a.a., hoje encontramos de tudo, 1% a.a., 0,7% a.a., 4,5% a.a. … varia muito mesmo.

Se o seu plano é comprar as ações e “esquece-las” este pode ser um ótimo negócio, pois você aluga suas ações, mas elas continuam sendo suas. Os dividendos que forem distribuídos enquanto elas estiverem alugadas, serão seus. Todo e qualquer tipo de bonificação que vier a ser distribuído enquanto suas ações estiverem alugadas será seu. Então … você irá ganhar a rentabilização ( ou perda … ) do papel durante o período do empréstimo, ganhará as bonificações que surgirem, e ainda ganhará um “extra” pelo aluguel.

A única desvantagem ? Enquanto o contrato estiver “de pé”: você não poderá mexer em suas ações, afinal de contas você as alugou, lembra ? Elas saem da sua carteira ( mas é como se ainda estivessem lá … ), e vão para a carteira de quem as alugou de você. A propósito, esta pessoa é que será a responsável em te repassar tanto o valor do aluguel quanto as bonificações que ocorrerem neste período.

O contrato padrão de aluguel é de 1 mês, mas pode ser outro. Se o contrato é de 1 mês, você só poderá contar com estas ações, de certeza, em suas mãos, depois deste mês. Já quem as alugou, poderá devolve-las a qualquer momento antes deste 1 mês. E o valor do aluguel será proporcional ao tempo em que ele ficou com suas ações. Se for um mês, o proporcional a isso. Se foram 3 dias, o proporcional a 3 dias …

Se o contrato foi de 1 mês, e a pessoa que alugou desejar ficar mais tempo, você pode escolher entre renovar o contrato ou não. Você não é obrigado a isso. Mas lembrando, o tempo que acordou será obrigatório para você, já para quem as alugou de você não.

Lendo o artigo indicado no início deste texto você saberá quem são as pessoas que precisam alugar suas ações. =)

Entre em contato com sua corretora, veja se eles te oferecem este serviço, não existe um mínimo de ações, está disponível a todos ! 🙂

Abraços !

Ps: Já fez este tipo de “operação” ? Publique nos comentários a sua experiência !!