Clube do Pai Rico
Solicite o seu agora mesmo!

Diversificação é para os fracos !

Ok … Ok … Ok … pode preparar as suas armas, pois sei que este post será polêmico e a pancadaria rolará solta por aqui ! 🙂

Antes de mais nada: você é a favor ou contra a diversificação ? Por quê ?

Já respondeu ? Ao menos pensou no assunto ? Bom, vamos lá.

Qual é a principal função da diversificação ?

Existe uma máxima no mundo dos investimentos que diz: O risco é proporcional ao retorno. Quanto maior o risco de um determinado investimento, maior será o retorno oferecido por ele. E vice-versa. Claro, existem maneiras de diminuirmos o risco em investimentos considerados arriscados, o conhecimento – a respeito de seu funcionamento – é o melhor exemplo. O mercado de ações é arriscado, mas um determinado investidor poderá enfrentar um nível menor de risco do que outra pessoa, por ter mais conhecimento do que ela. Um exemplo claro ? Uma pessoa que compra porquê viu no Jornal Nacional uma notícia dizendo que investir em bolsa é o “melhor investimento” daquele momento. Só isso … E outra pessoa que dedicou seu tempo ao estudo do investimento em ações, que compra somente quando suas investigações apontam para isso, usa de conceitos fundamentalistas e de análise gráfica para tal.

Quem enfrentará mais risco ? 🙂

Sentiu que o buraco é mais embaixo do que falam em tudo quanto é lugar ? Para fugir da dedicação e dos estudos muitos criaram uma muleta, que para muitos é perfeita: a diversificação ! Alegam que ao diversificar você estará protegendo a sua carteira das intempéries do mercado, que ao fazer uma distribuição perfeita (!?) entre determinados ativos seu patrimônio sofrerá menos risco.

Só esqueceram de avisar que ao fazer isso a probabilidade é de que os ganhos também caiam proporcionalmente … Lembra ? O risco é proporcional ao retorno … Espalhando por “n” ações a pessoa se protegerá do perigo de a ação A cair drasticamente, pois a valorização das ações B e C cobrirá esse “prejuízo”. Mas … por quê não enxergar o contrário ? O lucro obtido nas ações B e C será prejudicado pela queda nos preços da ação A. Isso é o que a diversificação faz … Ela cria uma “balança” onde os lucros e prejuízos acabam se equilibrando no final das contas.

Só uma coisa … “isso” não é diversificar !

Sim … não te contaram isso ? Espalhar o seu capital no mercado de ações em trocentas empresas não criará uma carteira diversificada. Quer ver ? E se amanhã o Mercado de Ações como um todo desabar 90% ? Ok, algumas ações cairão mais do que as outras … mas num índice de queda forte deste jeito convenhamos que todas se aproximariam de 90% de queda também. Concorda ?

Claro ! Todas elas continuam enfrentando os riscos inerentes ao Mercado de Ações como um todo ! Quer diversificar ? Que ao menos divida seu patrimônio entre formas diferentes de investimento !! Coloque 25% em ações (divida entre algumas ações se quiser … fazer o quê ?), 25% em ouro, 25% em imóveis e os outros 25% na renda fixa (poupança, títulos do tesouro, CDB). Isso sim seria diversificar …

Consegue ver que cada parte do seu patrimônio estará sujeito a diferentes “forças” ? Cada um destes 4 mercados andam de forma “independente”. (na verdade alguns costumam andar literalmente na direção oposta do outro)

Diversificar entre várias ações pode até ser confortável psicologicamente falando … mas para o seu dinheiro trará somente um retorno menor.

Pô ! Mas se o Warren Buffett diversifica por quê eu não posso ?

Tem certeza de que ele faz isso ? Então você está enganado ! Sabe qual é a única ação que a pessoa física Warren Buffett tem em seu patrimônio ? Sim, somente ações da BERKSHIRE HATHAWAY INC. ! Se isso não for centralizar os investimentos eu não sei mais o que é isso …

E sabe por quê ele pode se dar ao luxo de investir em uma única ação ? Somente por saber absolutamente tudo sobre essa empresa … Afinal é ele que gerencia a mesma. 😉

E é ai que os defensores da diversificação atacarão ! Dirão: “Ah ! Mas a Berkshire investe em dezenas de empresas !! Eles não compraram ações de uma única empresa …” E não podia ser diferente ! Tente encontrar oportunidades no mercado de ações que te permitam comprar bilhões de dólares de ações de uma única empresa sem fazer com que as cotações explodam ! Com tanto dinheiro assim são poucas as empresas que poderiam ser compradas numa tacada só, por isso comprar várias “pequenas”. Tenho a certeza de que se fosse possível ele focaria em uma (ou no máximo algumas poucas …) única empresa.

Ainda não está acreditando ? Então veja o que o Tio falou:

 
 

Diversificação é uma proteção contra a ignorância e não faz muito sentido para aqueles que sabem o que estão fazendo.

Warren Buffett

 

warren_buffett-4_200

Portanto meu amigo, você deseja diminuir o risco de sua carteira de ações ? Então … estude !!!