Clube do Pai Rico

E a posição vendida pelos gringos no índice futuro que não para de subir ?

Você que acompanha o Clube sabe a importância que dou aos dados referentes aos gringos na nossa Bolsa. Já conhece a minha opinião sobre o assunto, eles são o nosso motor.

Quer você concorde ou não, são eles quem movimentam a Bolsa e ponto final. Dia de feriado lá fora é dia parado por aqui …

É preciso que haja uma entrada massiva de capital estrangeiro para que a nossa Bolsa realmente ande e passe a apresentar desempenho altista. Não é a toa que em 2017 o saldo referente à entrada deles seja positivo em quase R$15 bilhões. Só para lembrar, a alta acumulada este ano é de 27,28% até o pregão do dia 11/10.

Sim, estou dizendo que eles são os principais responsáveis pela alta vista este ano. (e pelas altas anteriores)

Mas os que acompanham também viram um dado referente aos gringos que vai na direção contrária e que poderia entrar em contradição ao que falei acima. Eles têm vendido contratos de índice futuro como se não houvesse amanhã …

Estranho … pois se acreditam na alta, por que vender índice futuro da nossa Bolsa ? 🙄

HEDGE, alguns dirão. Pode ser, direi eu. Mas a minha observação de anos não aponta nessa direção não.

No post “A posição dos gringos em Índice Futuro, para que serve ?” falo sobre como interpreto a informação apresentada pelo saldo da posição dos estrangeiros em relação ao índice futuro. No texto levanto a possibilidade de que usam o futuro não como hedge, mas sim como mais um ativo qualquer. Compram quando acha que sobe, vendem quando acham que cai.

Claro … uma parte tem a finalidade real de hedge, foi para isso que foi criado. Mas a grande maioria o usa como ativo puro e simples. Me diga, você que opera índice futuro … opera como ? Compra quando acha que sobe e vende quando acha que vai cair. Não é mesmo ? Por que eles fariam diferente ? 😉

Sim, estou dizendo que usam como ativo direcional e não como hedge. Querem tirar proveito de uma ferramenta alavancada e de extrema liquidez. E é justamente esse o ponto chave para a “solução do problema” apresentado acima.

Pense comigo: você precisa injetar (literalmente) bilhões de dólares no mercado brasileiro. Acredita que as coisas lá irão melhorar e que nos próximos anos poderá colher os benefícios dessa aposta. Fará tudo de uma vez, numa única tacada ? Acredito que não … Concorda ?

Se fizer isso muito rápido, movimentará o mercado de maneira desproporcional e não poderá aproveitar por completo o movimento imaginado. As compras precisam ser feitas aos poucos (é, R$15 bilhões em 10 meses é aos poucos, hehehe) para não explodir com tudo de uma vez só. A liquidez do nosso mercado de ações é pequena e por isso eles têm que vir mais devagar do que gostariam.

Vão injetando dinheiro … e mais dinheiro … e mais dinheiro. Dificilmente poderão aproveitar as “pequenas” oscilações do mercado. Lembre-se que manobrar um porta-aviões é mais difícil do que uma lancha.

Eles não têm como entrar com bilhões de reais num dia e retirar os mesmos bilhões na semana seguinte. É uma estratégia que exige calma e visão de longo prazo.

Compreendido ? Agora me diga: como eles poderiam aproveitar as oscilações que ocorrem nesse meio tempo ? Como poderiam aproveitar um movimento de correção um pouco mais forte e que justificasse sua dedicação e esforço ?

Quem pensou no índice futuro acertou

Por ser um ativo de extrema liquidez e alavancado, é possível para um investidor de grande porte entrar e sair da Bolsa com posições gigantes quando vislumbrasse oportunidades mais “curtas”. Claro … Não se movimentarão por conta de uma alta/queda de 1.000 pontos. Mas por algo maior … Por quê não ?

Então, pensando nisso, por que teríamos uma posição de quase 65 mil contratos vendidos no índice futuro ? Afinal a Bolsa está em alta, rompendo topos e fazendo um novo topo histórico por dia. Não seria muito mais lógico que estivessem comprados, aproveitando a alta atual ?

Era exatamente isso que eles estavam fazendo até pouco tempo atrás. No final de junho chegaram a ter 180 mil contratos comprados no índice ! Sim, justamente quando o mercado começou a se recuperar (de verdade) do susto gerado pela operação freeboy.

Chegaram a ter este caminhão de compras e foram se desfazendo aos poucos enquanto o mercado subiu. Desfazendo e subindo. Desfazendo e subindo … Até chegar o momento que zeraram por completo e passaram a apresentar uma posição vendida.

O que eu acho ? Montaram uma bela posição na venda na expectativa de um movimento corretivo mais forte. Seja por algum motivo interno, seja por algum motivo externo. Eles acreditam que algo mais forte, e que poderá interromper a sequência de altas, está chegando. Eleições ? Juros Americano ? Guerra com a Coreia do Norte ? China ? …

Eu não sei o motivo. Só sei que é nisso que eu acredito. É esse cenário que estou “desenhando”. Vou tentando aproveitar a alta enquanto é possível. Focando na venda de PUTs(se não sabe o que é, sugiro que conheça o meu curso sobre Opções, o Double PUT Double CALL) Mas com um olho na missa e o outro no padre, esperando por alguma sinalização de reviravolta neste cenário.

A posição vendida pelos gringos no índice futuro continua aumentando. E você pode ter certeza que assim continuará até a hora em que a correção vier, ou será encerrada na hora que mudarem de opinião. (alternativa que não acredito muito não …)

A elevada posição vendida no índice futuro, a meu ver, não é um hedge usado pelos gringos para sua posição comprada em Bolsa brasileira não … É apenas uma operação que visa tirar proveito de um possível movimento de correção que estaria por vir.

Essa é a minha opinião. É assim que eu enxergo as coisas. E você ?

 

Um convite

Conheça o “Minha primeira vez na Bolsa“, o meu mais novo curso que lhe permitirá estrear seus investimentos em Bolsa. 😉