Clube do Pai Rico
Solicite o seu agora mesmo!

Educação Financeira ao alcance de todos

Uma pergunta que recebo com certa frequência, e que me deixa levemente entristecido, é a respeito de “possibilidades” de investimento para quem tem um pequeno capital disponível. Muitas pessoas querem saber o que fazer com pouco dinheiro, alternativas de investir o pouco que acumularam (ou que conseguiram fazer sobrar) de forma segura e que venha a proporcionar um rendimento adequado.

Não, não fico triste porque as pessoas perguntam sobre onde aplicar o seu dinheiro, por demonstrarem interesse de como cuidar melhor de seu capital. O que me deixa triste é a acomodação da grande maioria … querem tudo mastigadinho, ali, ao alcance de um click (mais do que isso é muito esforço) e de preferência que seja explicado por completo em poucas palavras, se couber em um tweet melhor ainda. (140 caracteres)

O que me deixa triste é ver que a grande maioria que faz isso não vem perguntar “Onde encontro mais informações sobre um investimento que se adeque ao meu perfil” ou “Existe alguma literatura que possa me indicar sobre tal modalidade de investimento ?”. Não, elas querem a resposta pura e simples: Invista nisso ! Invista naquilo !! E isso é perigoso … vocês podem nem imaginar o quanto …

1º Não os ajuda a pensar

Fazendo isso a pessoa não demonstra realmente a vontade de querer aprender a cuidar do seu dinheiro, ou de multiplica-lo. Ela simplesmente deseja uma indicação do que fazer. Praticamente uma cola, quer a resposta para “passar no exame” e pronto. Uma pena …

Por quê ? Porque se aprendessem a ir atrás de mais informações sobre determinado assunto aprenderiam a adaptar os procedimentos, tornando-os ainda melhores para o seu perfil. Um exemplo? O meu método para ganhar dinheiro na bolsa é fruto de muito estudo, muitos livros lidos, muitos artigos, muitas conversas, muitos cursos. Vi muita coisa, vi o que prestava e o que não prestava. Vi detalhes. Vi o que poderia ser adaptado, o que poderia ser melhorado, o que poderia ser refinado. Hoje tenho um método bem interessante. 😉

Mas se tivesse perguntado “como ganhar dinheiro na bolsa” e alguém tivesse dito “faça isso e aquilo” e pronto, dificilmente teria chegado onde cheguei. E é assim que muitos se comportam, recebem a informação, fazem o que foi dito e pronto. Nada de ir atrás, tentar descobrir uma maneira de melhorar.

Outro exemplo ? Digamos que você vá até sua agência bancária e solicite ao seu gerente uma aplicação de renda fixa. Ele pega e te sugere uma que rende 60% do CDI, alegando que esta é a melhor aplicação para o seu perfil e blá blá blá. Você aceita a sugestão, aplica seu dinheiro e sai “feliz da vida”. Se demonstrasse um pouco mais de interesse provavelmente descobriria que o que foi sugerido não é nem de longe a melhor alternativa. Mas como aceita o que é sugerido … se deu por satisfeito.

2º Você sabe qual a intenção de quem está do outro lado ?

Mas lembra que falei a respeito de perigo ? Ele está aqui … você não tem ideia de qual é a real intenção de quem te indica um investimento. (ou qualquer coisa que seja)

Digamos que você tenha se dirigido a um “expert” em finanças, em 2005, e ele te sugere um investimento com retorno certo, quase 10% ao mês. Alega que o investimento é garantido, que muitas pessoas investem, que muita gente está ganhando dinheiro, que o dinheiro será investido em algo que vem crescendo. Ele te sugere investir na criação de avestruz. Ele te indica investir na Avestruz Master.

Preciso dizer mais alguma coisa ?

Alguém ganhou dinheiro, mas não foi “você”.

Existem muitos “métodos” de ganhar dinheiro: pirâmides, fórmulas mágicas para se ganhar na loteria, métodos para se ganhar com apostas esportivas, investimento em fábricas de água em pó … Tudo isso certamente dará dinheiro … para quem inventou o negócio. (e quem sabe alguns poucos “sortudos” …)

Educação Financeira é muito mais do que somente ganhar dinheiro. Educação Financeira é muito mais do que apenas ficar rico. Educação Financeira é a ferramenta que te proporcionará tranquilidade em relação ao dinheiro, e quem sabe, de quebra, te deixar rico. Mas isso não acontecerá se você somente seguir dicas, você precisa aprender a pensar, precisa conhecer as opções, precisa saber distinguir o que é um investimento e o que não é.

Então é não é para perguntar no que investir ?

Não, claro que não é para parar de fazer esse tipo de pergunta. Até mesmo porque ao responder isso me exercito e crio a oportunidade de que muitas outras pessoas vejam diversas oportunidades. Mas aprenda de uma vez por todas, é melhor aprender a pescar do que ganhar o peixe.

Entendeu por quê insisto tanto na indicação de livros ? Por quê eu leio tanto e faço os comentários sobre as leituras ? Faço isso para aprender e para dar a oportunidade que você também tenha como.

Se quer aprender, o Clube do Pai Rico é o lugar certo para você. Se quer “dicas” … lamento, mas aqui não é o lugar.