Clube do Pai Rico

Estaria Buffett perdendo seu “mojo” ?

Pois então … um fenômeno vem ocorrendo neste começo de ano, vários canais da mídia tradicional começaram a “atacar” o desempenho de Warren Buffett, mais do que famoso no mercado financeiro por seu desempenho em longo prazo, obtendo resultado muito superior ao muitos índices e carteiras de investimento.

Se ainda não conhece, dê uma olhada nos livros que já li sobre o Oráculo de Omaha:

Buffett: a Formação de um Capitalista Americano
A Bola de Neve
Investimentos: os Segredos de George Soros e Warren Buffett
Os conselhos de Buffett
Warren Buffett e a Análise de Balanços
Nem Warren Buffett é perfeito !

São inúmeras as lendas que cercam este mito do mercado, mas agora “do nada” ele começa a perder o “brilho”, segundo muitos que o acompanham.

Ele já não é mais o mesmo …

A primeira onda de pessimismo em relação ao bom velhinho surgiu logo na virada do ano, quando verificaram que Buffett não havia conseguido superar o índice SP500, coisa que fez nos 48 anos anteriores. Pronto … um prato cheio para os urubus de plantão.

Buffett perdeu seu toque, sua mágica, não conseguiria mais realizar os milagres que nos acostumamos ver durante quase 50 anos. Qual seria o motivo ? Estaria ele começando a se preocupar com a proximidade de sua morte – afinal já tem 83 anos … – e com isso sua dedicação ao mercado, que fez o que fez com seus investimentos, já não seria mais a mesma ?

Teorias à parte, não sei se seria bem essa a linha de raciocínio a ser seguida.

Houve uma outra “oportunidade” onde um fenômeno parecido aconteceu, onde a mídia caiu pesado em cima de Buffett, a bolha das .COM …

No final do século passado (é tão engraçado falar assim de algo que ocorreu há tão pouco tempo, hehehe) a comunidade financeira estava em festa, extasiada com os resultados obtidos pelas empresas de tecnologia. Os valores das cotações duplicavam diariamente, quando não muitas vezes no mesmo dia. Todos estavam ganhando rios de dinheiro, mas um velho investidor parecia não participar da festa … Seu nome ? Warren Buffett.

Pois então … Buffett ficou de fora das .COM, dizia que não investia naquilo que não conhecia e preferia não correr o risco de perder seu dinheiro a vê-lo multiplicar-se. Todos faziam piada do ex-gênio do mercado, diziam não entender como ele podia ficar de fora, porque deixaria de participar da maior festa que o mercado já tinha visto até então.

O final da história você já conhece, não ? O mercado desabou, todos perderam “todo” o dinheiro e Buffett … saiu um pouco mais rico do que no início da brincadeira. 🙂

E o que isso tem a ver com hoje ?

Na minha opinião a situação parece ser semelhante … Não foi Buffett que ganhou menos que o índice, mas sim o índice que subiu mais que o “razoável”. Não é questão dele estar perdendo o seu mojo, mas sim uma impressão de que o mercado está em fase de êxtase, não se perguntando se o nível atingido é condizente com a situação dos negócios.

Será que a história vai se repetir e Buffett sairá – de novo – por cima ?

Será que o Oráculo de Omaha mostrará – mais uma vez – que está um passo adiante do restante do mercado ?

Será que o bom velhinho sairá – de novo e mais uma vez – mais rico e poderoso do que os outros ?

É aguardar e “pagar” pra ver. 😀