Clube do Pai Rico
Solicite o seu agora mesmo!

Livros ||| A Bola de Neve

De que forma posso resumir, em poucas palavras, uma história tão fantástica – que precisou de quase 1.000 páginas para ser contada – como a de Warren Buffett ? Que tal: Buffett é gente como a gente. Teve problemas de relacionamento, desde cedo, com sua mãe; discordava das opiniões de seu pai; teve problemas na escola; se meteu em uma ou outra encrenca durante sua juventude; teve uma queda por garotas da escola, não sendo correspondido; tem hábitos alimentares bem simples, para alguns simples demais; é taxado por muitos como pão duro. Ah, e ganhou dinheiro, muito dinheiro. Muito, muito, muito dinheiro.

Um livro com a biografia de Buffett havia sido a minha primeira leitura dentro do mundo dos investimentos. Eu já gostava do assunto desde pequeno, mas tenho a certeza de que Buffett é um pouco culpado por eu ser tão viciado como sou. E o “A Bola de Neve” é ainda melhor, mais completo, mais detalhado, mais atual, mais focado em seus investimentos. Com a leitura do primeiro livro eu já conhecia um pouco da história dele. Sim, um pouco.

O cara é gênio ! Ganhou dinheiro como nenhum outro, não é a toa que é a terceira pessoa mais rica do mundo. Mas diferente dos que estão na sua frente, ele basicamente investiu no negócio dos outros … e acima de tudo, ganhou dinheiro para os outros. Sim, se ele é o terceiro mais rico do mundo, imagine quantos outros milionários ele criou. E esse foi um dos segredos de Buffett: ganhou dinheiro para os outros. Como ele ganhava um pouco do que os outros ganhavam … 😉

Uma das atitudes mais coco roxo dele é a forma com que criou seus filhos. Fez tudo que pode para que cada um se virasse, que cada um deles tivesse vida própria, que cada um batalhasse para formar patrimônio. Dá para imaginar uma das pessoas mais ricas do mundo não ter filhos mimados, que tinham de tudo ? Para muitos isso é impossível de se pensar … Para alguns é “desumano” … Para outros é o ideal.

Filantropo

Buffett literalmente ganhou dinheiro para os outros. Pouco usou de sua fortuna, mora na mesma casa que comprou ainda novo. Come basicamente hamburguer. Sua geladeira é repleta de cherry cokes. Analisando direitinho vemos que ele levou uma vida “normal”.

Mas como havia dito, ganhou dinheiro para os outros, tanto como forma de trabalho quanto objetivo de vida. Junto a Bill Gates, seu melhor amigo e mais “adversário” na busca ao topo, doará praticamente toda a sua fortuna à caridade. Para seus filhos deixará “apenas” alguns poucos milhões. O pesado será doado. Pensa que se revoltaram ? Claro que não ! Afinal cada um deles já tem sua própria entidade filantrópica desde cedo. Lembra quando falei que a forma com que criou seus filhos me chamou muito a atenção ?

A empresa de Buffett – a Berkshire Hathaway – não distribui dividendos, quando dava algum $$ para seus acionistas era na forma de doação para a entidade escolhida por eles. 🙂

ShowMan !

Uma das facetas mais em destaque atualmente é o lado showman de Warren. Os encontros anuais da Berkshire se tornaram verdadeiros eventos, comparáveis aos grandes festivais de rock, ou a uma grande final de um campeonato esportivo. Os “ingressos” – os acionistas têm direito a participar – são disputados a tapa. Até mercado negro existe !

Cada uma das empresas do grupo tem um stand no evento. Desta forma os acionistas conhecem no que investem … e podem gerar mais lucro para eles. É quase um shopping center. 🙂

Poder

Outro ponto que me impressionou bastante é o poder que ele tem. Claro, com todo o dinheiro que possui “não é surpresa alguma”. Porém é um poder responsável.

Por ocasião do 11 de setembro, foi um dos pilares da “recuperação”. Afirmou que se as oportunidades surgissem, ele compraria mais ações. (que naquele momento pareciam em promoção …)

Novamente em 2008 chamou a responsabilidade pra si e ajudou a trazer a “tranquilidade” que o mercado precisava para superar o momento.

Quer mais ?

Leia o livro oras … 🙂

Não está curioso para saber o que ele faz para garantir um rendimento fantástico, na casa dos 20% ao ano … ? Não está curioso para saber qual foi a primeira ação que ele comprou ? Não está curioso para saber de que forma ele escolhe as empresas que vai comprar ? Não mesmo ? 😉

Vale a pena, cada página. Não se assuste pelo tamanho, pois como falei são quase 1.000 páginas. Leia aos poucos, um capítulo por vez. Aprendizado sem fim, e o melhor, que poderá levar para sua vida inteira.
 


Nota do Site:
5 Moedas
A Bola de Neve
Alice Schroeder

Editora: Sextante
Ano: 2020
Edição: 1
Número de páginas: 992
Acabamento: Brochura
Formato: Médio