Clube do Pai Rico

Ficar apenas observando é uma das alternativas para momentos “loucos”. Sabia ?

Este post foi originalmente publicado em março de 2016, no BOOM de recuperação após o fundo de janeiro, aquele dos 37k. 🙂

Achei importante compartilhar um evento antigo, uma experiência passada, para mostrar como as coisas funcionam. E tanto funcionam, que foi assim que eu me comportei agora para o vencimento de janeiro de 2022 … Só olhando. Como estava aguardando uma oportunidade para lançar PUTs, a situação esticada do mercado não me propiciava a melhor das oportunidades. (ao menos não aquele tipo de oportunidade que busco, hehehe)

—–

No aluguel de ações de hoje, falei sobre o medo de operar que venho enfrentando atualmente. Estamos em um movimento de forte recuperação das quedas que vimos ocorrendo no início do ano, com poucas pausas para descanso. Lembra que eu falava sobre o quão impressionado estava com a força e constância da queda de janeiro ? Pois bem … a atual está querendo competir com ela. 🙂

Ok … Ok … São coisas diferentes. A queda de janeiro foi diária, sem praticamente nenhuma correção durante 3 longas semanas. A alta atual é forte, com dias que superam os 5% de alta (não vimos 5% de queda em janeiro) em vários pregões. Mas com alguns dias de queda, ou de estabilidade, que permitem um ajuste nas operações.

ibovespa diario 22032016

Mas isso é no diário … No semanal a coisa está esticando cada vez mais, mas isso é “bom“. Uma correção está próxima e, para quem vive de vendas, isso é um bom sinal. Lembra que eu fico aguardando um sinal para entrar ? Pois então, acredito que ele está chegando … Chegando não quer dizer que chegou, ok ? 😉

ibovespa semanal 22032016

Mas o medo …

Tudo esticado, o sinal da venda deve estar chegando … Mas … Mas … Mas o medo me impede de fazer qualquer coisa. Sim, eu assumo: estou com medo do mercado. 😯

As cotações vêm sendo movidas pelas notícias que surgem diariamente. O mercado vem andando em saltos, normalmente vistos na abertura dos negócios. E o medo de que isso continue vem me impedindo de operar.

– “Mas como pode ! Uma pessoa que se considera trader, que opera através dos gráficos, dizer que está com medo do mercado ?”

Sim, estou com medo. Digamos que já vi muita coisa acontecer. Já vi muitas alegrias e muitas tristezas no mercado. E justamente por isso estou com medo da situação atual. Neste caso, a meu ver, é um medo bom. Um medo que me impede de correr um risco desnecessário, que poderia me trazer mais risco do que retorno. Sabe ?

Pois é … vou lhe apresentar uma alternativa para os investimentos em Bolsa – especialmente para momentos de extrema volatilidade como o atual – que poucos indicam. Posso ser “linchado” por isso … mas é meu dever.

Como ganhar dinheiro na Bolsa no longo prazo

Existem 3 alternativas em Bolsa. 3 possibilidades de negócio que lhe permitem ganhar e sobreviver na Bolsa, e de Bolsa. Elas são:

– Comprar uma ação, quando acredita que a cotação irá subir;

– Vender uma ação, quando acredita que a cotação irá cair;

– Não fazer absolutamente nada, quando a situação lhe traz algum desconforto e você acredita que existe risco para as duas alternativas anteriores.

Sim: você pode não fazer nada. Pode ficar apenas olhando, acompanhando de camarote o desenrolar dos fatos. Em muitos casos é uma decisão difícil, doída, ainda mais quando o que você pensa que poderá acontecer se concretiza. Mas é uma decisão que mostra o quão maduro você está em relação ao mercado.

Me diga: qual é o motivo que você tem para entrar em uma operação arriscada, somente para tentar ganhar alguma coisa? Se você fica desconfortável com isso … Nenhum. Não é por causa da perda de um trade que você ficará mais pobre. Na verdade, você não perde absolutamente nada por ficar de fora de um trade. Ok, deixa de ganhar o que ele poderia lhe gerar. Mas perda, propriamente dita, nada. Zero …

Ficar de fora, em momentos como o atual, pode fazer bem à sua saúde mental. Acredite. 🙂

Aquela sensação de perder o bonde é chata, eu sei disso. Mas sair ileso de toda a loucura pode lhe fazer bem. Especialmente no longo prazo …

Claro que a situação é diferente para quem opera visando o longo prazo, comprando ações constantemente, tanto em momentos de alta quanto nos de baixa. Quem faz isso fica mais “confortável”, mesmo com todas as oscilações, está acostumado à movimentação. Ou ao menos deveria estar …

Me refiro, especialmente, às pessoas que operam visando o curto prazo. Trades curtos, de poucos dias. Daytraders ? Para eles tanto faz, quanto tanto fez … Eles não passarão a noite posicionados, escapando desta forma dos movimentos baseados em notícias que me referia no começo do texto. Quem monta operações de poucos dias é quem mais está operando o risco destes movimentos.

Para quem opera desta forma, o conforto é ferramenta fundamental no trade. Seja o conforto por operar um lote (a quantidade de ações) que não lhe tirará o sono. Seja o conforto de ter um STOP, que em caso de acionamento, não lhe morda um tamanho exagerado da carteira. Seja um conforto que deixe tranquilo por não estar operando, por causa do risco da operação que você acredita ser a certa.

Essa pode ser a sua melhor decisão

Como disse, é uma sensação “ruim” estar de fora da festa. Mas isso pode ser a diferença entre estar vivo para o próximo movimento ou estar de fora do mercado, expulso por ter quebrado …

Com o passar do tempo você será capaz de filtrar o que é medo puro e simples do que é medo “fundamentado”. Sabe ? O primeiro você vai podando aos poucos. O segundo merece ser bem tratado e cultivado com alegria. 😀

Torço para que o meu medo atual seja este do segundo tipo. 😉

algemado 720