Clube do Pai Rico
Solicite o seu agora mesmo!

Filmes ||| Inside Job

Se eu tivesse que falar uma única palavra sobre o filme seria … revoltante ! Não, a palavra não seria sobre o filme, mas sim sobre o que foi apresentado no filme …

A imagem padrão que tenho do alto escalão de Wall Street – e acredito que esta é uma unanimidade – é a do ixperto, aquela pessoa que tenta obter seus lucros não se importando com as consequências. Como diria Gordon Gekko, “Greed is good !“. Sim, ter ambição é fundamental, é ela que nos move, é ela que nos incentiva a ir mais longe, a crescer, a ter mais. Já a ganância … e o engraçado é que parece não existir uma distinção entre ganância e ambição na língua inglesa, greed significa as duas coisas. Será que por não distinguirem as duas palavras chegaram onde chegaram ?

Em “Inside Job” ficamos conhecendo mais alguns detalhes da crise que abalou o mundo. Ou melhor, que ainda abala, pois considero que a crise está longe de seu fim …

Ficamos conhecendo mais detalhes e ao mesmo tempo enojados com tudo o que aconteceu. Empresas que deveriam servir de base, indicando o grau de segurança de um investimento, pareceram agir de forma proposital, dando as notas mais elevadas a títulos que não mereciam tanta confiança … Vimos empresas que indicavam estes mesmos títulos para seus clientes enquanto se livravam deles, num claro sinal de uso de influência.

As cenas onde as pessoas envolvidas são confrontadas com a realidade são incríveis. Seja em comissões do Senado Americano ou em entrevistas diretas – quando as concederam …

Garanto que durante o filme fiquei revendo meus investimentos, vendo se em algum momento posso ter agido de forma semelhante a de alguma das pessoas apresentadas, e posso me orgulhar ao dizer que não. Usar de influência para obter vantagens pessoais está longe de ser meu perfil. Mas de qualquer forma ver o que o filme apresenta nos faz pensar …

Se você ainda não compreendeu a crise, indico fortemente o filme. Se quiser uma explicação resumida do que aconteceu veja este post.

Confira o trailer legendado na continuação deste post.

Não tenho porque esconder … fiquei com nojo do que vi. 🙁