Clube do Pai Rico
Solicite o seu agora mesmo!

Fiz uma venda de Opções e tive lucro. Quando pagarei o Imposto de Renda ?

Pergunta:

Olá. Fiz uma operação de venda coberta em maio/20. Comprei PETR4 e lancei a mesma qtd de opções com vencimento em junho. Sendo assim ao final de junho preciso pagar imposto? Ou apenas ao final de julho, já que o vencimento da opção é junho?

Resposta:

Opa ! Tudo certo Gabriel ? 🙂

Uma dúvida bem comum ! Motivo: as pessoas não estão acostumadas a fazer operações de venda. 😉

Normalmente, como a operação padrão é de compra, é a (re)venda que marca o fim da operação. É quando você vende que gera o fator de encerramento da venda e o fato gerador de cálculo para o IR. Mas, numa operação de venda, é o contrário !

Quando você lança uma Opção (quando você vende uma Opção que não tem) é a (re)compra que marca o fim da operação. Mas quando lançamos, e carregamos a venda até o vencimento, não existe essa recompra … Correto ?

Não, não existe. Mas para as Opções, o vencimento marca o fim da vida dela, e com isso o fato gerador de IR. 🙂

Portanto, se você fez uma venda coberta de Opções no mês de maio, com vencimento em junho, o Imposto de Renda referente a esta operação deverá ser calculado para que o pagamento ocorra apenas em julho. (lembra ? O pagamento ocorre até o último dia útil do mês seguinte ao fechamento do mês)

Outro detalhe … Precisarás fazer um levantamento das outras operações que ocorreram no mês de junto, para saber se o IR realmente precisará ser pago em julho. Pode ser que você tenha um crédito para ser compensado, ou alguma outra operação de junho cause um prejuízo que cancele o lucro obtido nesta venda coberta …

De novo: no lançamento de Opções, é a recompra da Opção vendida que marca o encerramento da operação. Se não houver a recompra, e você levar para o pó, é a data do vencimento daquela Opção que marca a data de encerramento da operação. 😉

ps: neste mesmo exemplo, se você tivesse recomprado a Opção ainda no mês de maio, a operação teria sido encerrada e entraria para as contas de maio, com o pagamento em junho. 🙂

Espero ter ajudado ! 😀

Abraços !