Clube do Pai Rico

Leis de mercado indo para o espaço ?

O post de hoje surgiu após a sugestão de Rodrigo Moriguti, um dos membros mais antigos do Clube do Pai Rico. 😉

Para entender o que falaremos não é preciso um conhecimento muito aprofundado das regras do mercado, o conhecimento de uma das mais básicas é o suficiente. Se quiser, para auxiliá-lo, você pode ler os seguintes posts e estará preparado para a “discussão” a seguir:

Dicas ||| Economia Doméstica 4

Dicas ||| Economia Doméstica 7

Pronto, agora você já sabe como economizar uns trocados sempre que for ao supermercado, afinal sempre que você compra pacotes maiores (com mais quantidade do produto) pagará menos. Correto ? Bom … era até “ontem” …

É justamente sobre uma mudança em um dos “pilares” da teoria, pois tenho visto muitos produtos fugindo da regra.

Tudo começou com um papo que ouvi, não lembro onde, sobre uma ONG ou instituição ligada ao combate da obesidade (problema que assola a população mundial, brigando de igual com o problema da desnutrição …). O “boato” era sobre a indústria alimentar passar a ser “obrigada” a mudar o preço do MEGA pacotes, seja de refrigerante, salgadinhos ou doces.

A organização alegava que os problemas de obesidade aumentaram após a indústria começar a criar os produtos em tamanhos gigantescos, incentivando com isso o aumento no consumo deles. Os que forem um pouco mais velhos, e que tenham vivido na época da garrafa de vidro, retornável, de refrigerante devem se lembrar que uma garrafa era suficiente para a refeição de uma família de 5 integrantes … Hoje a de 2l já é pouco.

A sugestão da instituição era que a indústria parasse de cobrar um valor menor (proporcional) pelos pacotes maiores. Ou seja, solicitavam que cobrassem R$1 pela garrafa de 1l e R$2 pela de 2l. Pediam que a indústria cobrasse o valor “certo”, proporcional, e que isso tiraria o incentivo que os MEGA pacotes tinham.

Bom … de começo achei que dificilmente o negócio seguiria adiante … até poucos dias atrás. 😯

De início achei que fosse um erro na marcação do preço, pois vi em um supermercado. O problema foi que fui em um outro dias depois e vi o mesmo “erro”: a garrafa de 1,5l do refrigerante era mais barata, por litro, do que a de 2l ! Não entendi nada … pensei … pensei … e me lembrei deste “boato”. Ok … é somente no refrigerante, pensei. Mas me enganei …

Andando no corredor dos salgadinhos vi que a mesma matemática acontecia: pacotes maiores eram mais caros, por kg, do que os menores. 😯

Ok … Ok … dois itens, nada demais … até dias atrás. Os doces começaram a apresentar “problema” parecido ! Duas caixas, uma de 1 unidade, e a outra com 3, a de 3 era mais cara do que 3 de 1 ! 😯

Pronto, confusão na minha cabeça ! Será que conseguiram convencer a indústria a acatar a sugestão? (que devem estar adorando, ainda mais se o valor dos pacotes menores permanecer o mesmo de antes da mudança …)

Ou foi apenas uma coincidência ?

Alguém que seja do ramo tem uma explicação plausível ? Alguém do ramo da economia saberia me explicar se isso faz parte de alguma “teoria” ? Sério … fiquei confuso pacas …

Confesso que faço uso da regra do “quanto mais, mais barato fica !” e que a mudança faria bem … ao menos para a minha “barriguinha”, hehehe. 😉

Sério pessoal, alguém tem conhecimento de algo que possa estar relacionado a isso ? O espaço para comentários é de vocês. 😀