Clube do Pai Rico

Livros ||| Incrivelmente Simples

Você já percebeu como, muitas vezes, é difícil simplificar as coisas ?

Pode reparar … Quando uma pessoa não sabe exatamente o que fazer, ou como fazer, ela costuma “complicar” mais do que o necessário. Peça uma orientação de caminho a ser seguido para alguém que não conhece a cidade como a palma de sua mão, e ela provavelmente te indicará um caminho muito mais complicado (e longo) do que o que seria indicado por alguém que realmente conhece a cidade.

Ou então, peça para quem alguém te explique algo, seja história, geografia, química, biologia … tanto faz a área. Quem não sabe realmente a resposta, te “enrolará” um bocado até dar a resposta. Pode até chegar perto da resposta final, mas provavelmente precisará dar uma vollllllllta enorme até chegar lá.

Não, elas não fazem isso por mal. Elas estão realmente tentando te ajudar, te responder. Mas como elas não são experts no assunto, não te darão a melhor resposta.

Acredite: quando você fizer uma pergunta, e a resposta for simples e direta, que venha a te fazer pensar “caramba, era tão fácil assim ?!”, é porque você (provavelmente) está falando com alguém que realmente entende do assunto.

Conseguir simplificar as coisas não é tarefa simples. É preciso muito estudo e muita experiência. É preciso muita dedicação e gasto de massa cinzenta. 😉

Ao pensar nos seus tempos de escola ou de universidade, você se lembrará de professores de que conseguiam te fazer entender um determinado assunto com uma facilidade absurda. Pode ter certeza que ele só conseguiu fazer isso por entender o assunto e por ter dedicado horas e horas na confecção do material que te apresentou. Enquanto isso … outros professores podiam falar por horas e horas, que você continuava sem entender uma vírgula do que ele falava. Não é verdade ?

Steve Jobs

Na atualidade, quando pensamos na palavra “simplicidade“, uma imagem vem na mente da maioria das pessoas: Apple !

Pode reparar, é tudo simples, direto, prático e direto, quando pensamos/usamos um produto deles. Veja as embalagens deles  ! Brancas com a imagem do produto e nome. Só ! Veja os produtos deles ! Poucos botões e completamente intuitivos. Veja o sistema operacional deles ! O que é o sistema de atualização de aplicativos ??  (pense em quão complicado é atualizar o windows, ou aplicado do PC …)

Sim, Steve Jobs é o culpado disso. Seja por ter relação direta com o desenvolvimento, ou pela cobrança em cima da equipe.

Ok … Ok … Ok … Muitas histórias sobre ele mostram que “às vezes” ele exagerava um pouco na dose. Mas o resultado final é inegavelmente fantástico ! Ele literalmente brigava para que as coisas fossem mais … simples.

É justamente esse o tema do livro “Incrivelmente Simples” (Campus, 2012), de Ken Segall. Segall trabalhou em estreito contato com Steve Jobs como diretor de criação da agência publicitária da NeXT e da Apple. Participou da equipe que criou a lendária campanha Pense diferente da Apple e é responsável pelo pequeno “i” adotado no nome dos produtos mais populares da empresa. Então imagine as histórias que são compartilhadas no livro. 🙂

As reuniões, os exercícios criativos, as broncas, as brigas, as demissões, os eventos onde ele foi “curto e grosso”, onde foi genial, onde a mágica rolou solta !! 😉

Para quem é fã da marca, acho que é uma leitura bem interessante para entender o que rolava nos “bastidores”. Para quem gosta do jeito simples de levar a vida, e de fazer as coisas, é uma bela aula !!

Sou suspeito para falar … sou do time que tenta, sempre, simplificar as coisas ao máximo ! Me esforço, me dedico pra isso. Não é a toa que este é o slide final da aula onde o Double PUT Double CALL é apresentado aos alunos:

Simplicidade é algo a ser buscado. Simplicidade é algo a ser conquistado !! E sim, te garanto que vale a pena lutar por isso !! 😉

 

Incrivelmente simples

Nota do Site:
5 Moedas

Incrivelmente simples
Ken Segall

Editora: Elsevier
Ano: 2012
Edição: 1
Número de páginas: 223
Acabamento: Brochura
Formato: Médio