O líder Samurai
Não é de hoje que os livros tentam traçar ligações entre determinados grupos e os gerentes e líderes de empresas. Quanto mais apelo emocional tiver, melhor. Quanto mais rica for a mitologia por trás destes grupos, mais interessante ficam as (possíveis) relações entre o alvo de estudo e o grupo a se beneficiar com isso.
Como não fazer isso com os Samurais ? Grupo de guerreiros que protegeram/governaram o Japão por tantos séculos, com um estilo de vida peculiar, que desperta o encanto de muitas pessoas. Eu sou um exemplo disso. Adoro histórias que envolvam estes guerreiros, suas batalhas, seu estilo de vida, seu comportamento, sua tranquilidade para suportar tudo o que pudesse acontecer. (se bem que sou apaixonado pela cultura japonesa como um todo, hehehe)
O que poderia fazer com que os Samurais pudessem existir por tanto tempo, seguindo seu estilo de vida por quase toda a sua existência ? Teoricamente deveria existir alguma coisa que os mantivesse “na linha”, tão fieis a uma cultura tão única quanto a deles. E existia: o código Samurai.
O código Samurai
Era justamente ele que guiava as ações destes guerreiros. O que deveria ser feito ?
– Agir de forma honrada. A honra não é negociável. Ela é uma exigência básica
– Agir com coragem e espírito de guerreiro. Quando souber o que precisa ser feito, entre em ação.
– Agir com retidão. Faça a coisa certa.
– Ser leal. Sem lealdade, não há confiança.
– Ser compassivo. Para ser um líder, a pessoa precisa se interessar pelos outros.
– Apreciar as artes. A arte é a porta de entrada para compreender e apreciar a vida.
– Ser honesto. Sem honestidade, não há credibilidade.
– Ser polido. Isso mostra respeito e facilita o relacionamento com todos.
– Agir com autocontrole. Para gerenciar os outros, primeiro a pessoa precisa conseguir gerenciar bem a si mesma.
Nos primeiros capítulos do livro, o autor faz questão de ilustrar cada uma destas “regras” do código através de histórias de famosos Samurais, que ao realizarem seu trabalho, precisaram fazer uso de algum destes pontos. Além disso, usa também eventos vividos por empresas, e seus gerentes, onde a mesma regra foi adotada.
Uma forma interessante de olharmos o código sendo “colocado” em prática. 😉
O mais engraçado, é que para muitos, um empresário de sucesso, um gerente de sucesso, precisa adotar posturas completamente opostas às apresentadas. Mais ou menos na linha do quanto pior (maldade) melhor. Quem sabe num primeiro momento, em determinada situação, a atitude até se mostre válida … Mas certamente, no longo prazo, o karma entra em ação.
O líder Zen
Este é um outro lado do livro, onde ele foca bastante no lado zen dos Samurais e a importância desta filosofia para o desempenho deles.
Confesso que a discussão ao redor deste item me chamou mais a atenção do que a parte do Samurai em si. Não que não tenha visto utilidade para os argumentos que defendem um líder Samurai, mas sim pelo fato de que a filosofia defendida pelo lado zen da coisa é algo que vem me chamando há bastante tempo.
Tenho ouvido muita coisa boa sobre o uso da meditação e seus benefícios para o corpo e a mente. Não, nada referente ao lado religioso da coisa, mas sim a meditação que te ajuda a “limpar” a mente. Que te ajuda a ter uma visão mais clara das coisas. Que te ajuda a focar naquilo que realmente precisa da sua atenção. Tanto que fui em busca de um app que pudesse me ajudar nesta prática. 🙂
Encontrei o “Headspace“, e tenho me agradado bastante do retorno que venho obtendo. A ansiedade diminuiu. Estou conseguindo melhorar aquele meu velho problema de deixar tudo para depois, sabe ? (a boa e velha procrastinação)
É justamente o lado zen do Samurai que lhe dá forças para lutar todo dia, sem medo de morrer. A morte faz parte da vida, especialmente do Samurai. Se for fazendo a coisa certa, segundo seu código, será uma morte com honra. É o lado zen que permite ao Samurai entrar numa luta de corpo e alma, literalmente. Quem já viu o filme “O último Samurai” certamente se lembrará da cena onde Tom Cruise entende como se deve lutar, depois de inúmeras tentativas frustradas.
Tá, mas o que isso tem a ver com o dia a dia de uma empresa ? Absolutamente tudo ! Cada dia, cada negócio, cada projeto, é uma batalha a ser enfrentada. Troque a espada por uma caneta, e você terá o gerente na sua batalha de vida ou morte.
Se você vem enfrentando problemas em relação a concentração em suas atividades, em relação aos companheiros de trabalho, em relação às dúvidas sobre certas atitudes tomadas dentro de seu ambiente de trabalho, a leitura deste livro é mais do que indicada.
Uma leitura que me agradou bastante e que me ajudou a encontrar algo que estava faltando para me ajudar em minha jornada. 😀
![]() Nota do Site: ![]() | O líder Samurai Bill Diffenderffer Ano: 2006 |