Clube do Pai Rico

“Mas são apenas 3 centavos !”

Não sei se você acompanhou a “novela”, mas há algumas semanas eu estava centrado em uma batalha daquelas, tinha determinado que conseguiria a informação a todo custo, não importando o trabalho que fosse necessário, eu conseguiria descobrir o quanto a Petrobras gasta anualmente com publicidade.

Como você já sabe (ou ao menos “deveria”) eu venho desde o início de 2010 focando meus investimentos na PETR4. 100% de meu capital está nelas, diversificação é para os fracos. (hehehe, estou só provocando pessoal … mas que isso dá pano pra manga dá …) Com isso venho tentando me inteirar dos detalhes da empresa, quanto gasta, quanto lucra, o que traz lucro, o que traz prejuízo .. e num belo dia me peguei pensando: “Caramba, quanto será que eles gastam com publicidade ? Só sei que deve ser muito …”

Pense comigo, por qual motivo uma empresa como a Petrobras que “possui o monopólio” da exploração do petróleo no Brasil precisa investir em propaganda ? Ou melhor … investir em propaganda não … por quê ela rasga dinheiro com publicidade ? (essa seria uma pergunta mais certa)

Afinal de contas, se não há concorrência, não existe a necessidade de divulgar, não é preciso mostrar para as pessoas “que ela existe”. Se fosse uma empresa privada certamente aconteceria isso, mas como é uma empresa pública … são os mistérios que cercam a politica(gem) nacional. Ver um Banco do Brasil ou uma Caixa Econômica Federal é “compreensível”, afinal têm que lutar pelo seu lugar ao sol (tudo bem que às vezes exageram …), ver os correios divulgado o serviço de Sedex … mas a Petrobras não tem necessidade alguma.

“Ah ! Mas eles fazem essa divulgação é por causa dos postos BR !”. Que nada !! Pode ver que 90% das propagandas são sobre a empresa, poucas vezes os postos são anunciados …

Bom, sabendo que o dinheiro está sendo rasgado, me restou a tarefa de descobrir quanto do meu dinheiro estava indo para o ralo … afinal sou acionista e ele viria para mim, na forma de dividendos, juros sobre capital ou ao menos seria investido na empresa para seu crescimento. Achei que seria fácil …

Procura daqui, procura dali, pergunta para um, pergunta para o outro, tenta descobrir junto ao serviço de RI (relacionamento com o investidor) da Petro … e nada. Mistério absoluto, parece aquele tipo de informação confidencial que deve ser preservada a qualquer custo. Qual seria o motivo … hein ?

Mas como quem procura acha (como já dizia o slogan do SBT há não sei quantos anos), encontrei algumas reportagens que falavam sobre o rolo que se formou em 2010, sobre a contratação das empresas que cuidariam da conta de publicidade dela. “Míseros” R$ 360 milhões … só isso … quase nada …

Apenas 3 centavos, nada mais …

Tendo em mãos o valor total fica fácil de saber quanto isso custou para cada acionista, aproximadamente R$ 0,03 (três centavos) por ação. Isso … nada, nem para troco de pão serve, nem para comprar uma bala … E por que eu estou querendo arrumar confusão por meros 3 centavos ? Simples ! Porque eu não tenho apenas 1 única ação, tenho muitas mais, só …

Pense, em 2010 foram distribuídos “exatos” (uns milésimos a mais ou a menos) R$ 1,00. Se não tivessem gasto 3 centavos, ou melhor se não tivessem rasgado estes 3 centavos, eu teria recebido R$ 1,03, 3% a mais !!

Veja da seguinte forma: quem tem 1.000 PETR4 em carteira receberia R$ 30,00 a mais. Quem tem 10.000 receberia R$ 300,00. Quem tem 100.000 receberia R$ 3.000,00 … Ah, agora começou a fazer diferença, não é mesmo ??

Esse é o problema ! Pensando que são apenas 3 centavos fica “fácil” de engolir, mas vendo da forma correta, olhando pro tamanho da carteira do sujeito … complica … não é mesmo ? Lembram daquele caso do tiozinho que tinha 1.500.000 PETR4 na carteira, que eu havia citado em um outro post ? Ele deixou para trás R$ 45.000,00 … “só” …

E então, não tenho motivos para ficar triste com o mau uso destes meus R$ 0,03 ?

O que você acha ?