Clube do Pai Rico

Bolsa “decepciona” em 2010. Será ?

Uma das coisas que mais tenho visto nos últimos dias é o pessoal reclamando da “baixa” rentabilidade apresentada pela bolsa no ano de 2010. Mas será que o povo não está reclamando de barriga cheia não ? Será que estão reclamando direito ? Será que a culpa é da bolsa ou é deles ? E sendo deles ainda separo, será que a culpa é por serem muito otimistas ou por “não saber o que estão fazendo” ? Mais discussão no pedaço e espero poder agregar algo de bom para vocês. Vamos lá !

O desempenho da Bovespa em 2010

Depois de um 2009 “bombástico”, que marcou a recuperação da nossa bolsa após a crise de 2008 – subimos 82,66% em 2009, veio 2010 … um ano morno que parecia mostrar que ninguém sabia direito o que estava acontecendo. A pancada em 2008 havia sido muito forte e ainda estávamos meio tontos. Alguns “visionários” apontavam mais um ótimo ano, esperavam que o índice bovespa fechasse 2010 na marca de 100.000. Outros doidos esperavam alta ainda maior …

Mas não, 2010 “decepcionou” muita gente e fechou em alta singela, de apenas 1,04%. E é agora que a discussão começa e a tentativa de aprender alguma coisa vem de carona.

De quem é a culpa: da bolsa ou do investidor ?

Na maioria das vezes as pessoas reclamam de algo colocando a culpa de um erro ou de um desempenho abaixo do esperado nos outros, se possível colocam essa culpa em “algo”. No caso atribuem a culpa à bolsa como um todo. (“dá para acreditar ?”)

A culpa nunca é delas, sempre existiu algo ou alguém que fez alguma coisa que atrapalhou.

O caso do desempenho da bolsa em 2010 é um ótimo exemplo disso. A pequena alta apresentada deixou muitos investidores revoltados com o resultado. Aproveito para fazer a primeira pergunta: Mas você é obrigado a obter o rendimento exato do índice como um todo ?

Claro que não ! O retorno de pouco mais de 1% em um ano foi obtido para quem investiu no índice bovespa ! Se você montou a sua própria carteira teve um rendimento diferente, para mais ou para menos. Na bolsa não somos obrigados a nada, investe quem quer, onde quer, quando quer e somente se quiser ! Mas o problema é que muitos querem aproveitar o “oba oba” e tentam pular a etapa mais importante de todas: aprender como o negócio funciona. Para “garantir” entram num fundo de investimentos que fará todo o trabalho “pesado” e no final apresentam somente a nota de rendimento.

Alguém pode me explicar como alguém pode querer cobrar resultado de algo que não tem participação alguma ? No momento em que faz uma aplicação está disposto a aceitar qualquer resultado que vier a ser apresentado … não é mesmo ? Se quisesse ter direito a alguma coisa deveria ter estudado o assunto e tomado conta – por si só – do seu investimento.

Mas até mesmo quem investe diretamente não foi tão bem …

E eu pergunto: Será que fez direito ? Será que explorou todas as possibilidades que o investimento em ações oferece ? Ou usou a desculpa de que “investe para o longo prazo, o resultado imediato não importa” ? Isso é besteira !!! Duvido que alguém não dê importância ao ver que seu dinheiro perdeu poder de compra após um ano inteiro. Afinal a bolsa perdeu de feio para a inflação

Investir no longo prazo não significa comprar e esquecer. Você pode até não querer ficar operando suas ações conforme o vai e vem do mercado, é um direito seu, mas deixar tudo lá parado, sem fazer nada ? Isso é não saber administrar seu dinheiro, é desprezar o que conseguiu acumular até então.

Certo, você quer somente comprar ações, sempre que possível, sempre que sobrar uma grana, e ir aumentando sua carteira ? Ótimo ! Mas faça isso direito ! Reinvista o que receber na forma de dividendos, aprenda que é possível alugar suas ações e obter um rendimento extra – se bem que ultimamente o rendimento do aluguel tem sido pífio … – aprenda a vender opções de séries fora do dinheiro ! Tudo isso já foi falado aqui no site !! Quer um post que fale somente desse assunto ? Rentabilizando uma carteira de Longo Prazo … que tal esse ?

Quer ficar chocado ? Contarei uma história que ouvi há alguns meses. Você já imaginou ter uma carteira de ações composta por 1.500.000 de PETR4 ? Sim: Um milhão e meio de Petrobras PN, o que hoje dá pouco mais de R$ 40 milhões … Agora é que vem a parte “legal”. Você já imaginou ter uma carteira dessa e nunca, absolutamente nunca, fazer nada para aumentar um pouco a rentabilidade dela ? Não colocar elas para alugar … não vender uma opção de um strike “3~4x” fora do dinheiro para garantir 1 centavinho ao mês que fosse ? Sim … o sujeito conseguiu acumular tamanha riqueza e nunca aproveitou um extra sequer … ele simplesmente compra e esquece … Já imaginou quanto ele teria se tivesse feito 0,1% extra ao mês ? 😯

Se não está satisfeito, volte aos estudos !

Se o seu desempenho no ano passado não foi satisfatório, volte aos estudos. Tente entender onde errou, onde poderia ter obtido um melhor resultado, de que forma poderia ter otimizado os seus ganhos. Só não pode ficar parado reclamando da vida … dos outros.

Veja se sua estratégia foi a ideal, onde pode melhorar, o que precisa ser refinado, adaptado. Leia livros, faça um curso, converse com seus amigos, tente descobrir como foi o desempenho deles, tente descobrir o que fizeram para que isso acontecesse.

Mas a pior reclamação ainda está por vir …

Sim … o pior reclamão não é aquele que reclama pelo desempenho por si só, mas sim o que reclama quando faz comparações …

Lembra que no início do texto apresentei o desempenho de 2009 e o de 2010 ? Isso teve um motivo: para que você pudesse comparar os dois. Bela diferença não ?

Mas … a pessoa quer o quê ? Quer obter rendimentos gigantescos ano após ano ? Quer dobrar de capital todo ano ? Afinal isso vem ocorrendo no atual movimento de alta iniciado em 2002 …

Se você é uma dessas pessoas, acorde ! Isso não existe ! Não existe e pronto, não preciso ficar justificando porque nem apresentando motivos e razões. Entenda que a bolsa funciona por ciclos, teremos anos que darão mais e outros que darão menos … o que importa é a média que obteremos no longo prazo. Quer melhorar o seu desempenho ? Estude !