Clube do Pai Rico

Solicite o seu agora mesmo!

Zé, qual é a lógica/vantagem do dividendo ?

Existem diversas estratégias em Bolsa, e uma das mais tradicionais é aquela que indica a compra de ações que sejam boas pagadoras de dividendos. Muitos focam nesta estratégia apenas visando a aposentadoria (vivendo com o fluxo gerado pelos dividendos). Outros já a buscam no início da “carreira” como investidor.

Mas (sempre tem um mas …) não são poucos os que olha atravessado para a estratégia. O motivo ? Qual é a lógica de buscar o dividendo, se o valor que é distribuído sai da cotação da ação ?

Sim, se você sabe, o valor que é entregue na forma de dividendos é retirado da cotação da ação.

Por exemplo, uma ação que custa R$20, e faz uma distribuição de lucros, via dividendos, de R$1, passa a ser negociada a R$19 no dia da distribuição.

Isso mesmo: você recebe por uma mão, mas “devolve” com a outra.

E justamente por isso gera a dúvida: Qual é a vantagem de se buscar o dividendo se eu “perco” o dinheiro do mesmo jeito ?

Você já parou para pensar nisso ? Se não, aponto duas possíveis vantagens. 🙂

#1 – A vantagem tributária

Como o dividendo é isento de imposto de renda, o valor distribuído vem limpo para o bolso do acionista. Sim. Ao invés de pagar 15% sobre o lucro obtido na operação, se você tivesse feito a venda da ação com lucro pagaria, o dividendo vem limpo. Então, é como se a pessoa que recebe um dividendo, recebesse ~15% a mais.

Em distribuições de menor valor, pode parecer não fazer muita diferença … Mas agora imagine o caso da Petrobras, que anunciou um dividendo de R$6,73 ! 😀

É quase R$1 de “ganho” para o acionista. 😉

Além disso, o proprietário da ação poderia vender a ação após o recebimento do dividendo, gerando um crédito tributário a ser compensado com lucros futuros. (e sim, muitos são os que fazem isso)

ps: essa é a justificativa da grande maioria para a busca pelos dividendos.

#2 – Quem distribui dividendos, é quem lucra !

Agora, uma coisa que a grande maioria dos que têm a dúvida sobre a validade de uma estratégia que busca receber dividendos, é o fato de que (a priori …) quem distribui dividendos, são empresas que estão crescendo e obtendo lucro. 🙂

Sim ! Quem lucra paga. 😉

E se isso não é um bom sinal, se não é algo que deve ser buscado em uma empresa que integrará sua carteira de longo prazo, não sei mais o que é …

Uma empresa que é boa pagadora de dividendos, é um bom sinal de que está nos trilhos, de que está fazendo a coisa certa. Se possui lucro a ser distribuído, depois de fazer tudo o que precisa ser feito, é porque as coisas estão dando certo na administração dela. Concorda ?

Então, buscar empresas que possuem um bom histórico de pagamentos, é quase que uma busca por boas empresas.

(claro … existem aquelas que fazem contabilidade criativa para fazer os pagamentos, e isso deve ser observado na sua busca)

Zé, e você … busca dividendos ?

Não, não busco diretamente. Se vierem, serão bem-vindos. Prefiro eu mesmo criar os meus.

Sim, a minha forma de atuar, a minha estratégia em Bolsa, visa gerar meus próprios dividendos. 🙂

Como disse antes, existem diversas formas de se investir na Bolsa. 😉

 

Mas e você, tem como objetivo receber dividendos, ou isso apenas faz parte do todo ?

 

Sobre o tema, deixo algumas sugestões de leitura:

– O que é e como funcionam os dividendos das ações ? (da forma mais simples possível)

– Como saber se tenho direito a um dividendo ou JCP ?

– O dividendo é proporcional ao tempo em que sou sócio da empresa ?

– Recebi um dividendo/JCP quando não tinha mais a ação na carteira. Como !?

Aluguel de ações

Esta informação poderá ser usada tanto por quem opera na ponta de compra quanto para quem opera na ponta de venda … 😉

Este é um dado que acompanho diariamente, serve para que eu veja o “peso” extra que existe sobre estas ações. Normalmente – veja bem, normalmente … – um aumento na posição alugada pode significar um movimento de queda no papel. E o contrário também é verdadeiro, uma cobertura pode significar um movimento de alta.

Vamos lá !





Comentário: E ele segue subindo …

Tá esticado ? Tá …

Está numa sequência longa de altas ? Está …

Mas continua subindo.

Como já falei antes, do jeito que está eu não compro. Posso deixar de ganhar, mas não entro depois de uma arrancada dessas. (sem pausa para respirar)

Veja que foram 10 mil pontos em 3 semanas. Isso é bastante coisa …

Suporte neste momento na região dos 101.700 pontos, com resistência nos 107.200 😉

Sim, um espaço bem amplo. 🙂

Fiquemos de olho. Uma ótima semana para todos ! 😀

 

Karina Amancio de Lima – aluna Minha 1x na Bolsa, do Double PUT Double CALL e do Golden Option

Conheça você também os cursos oferecidos aqui no Clube !! O “Minha primeira vez na Bolsa“, para quem quer começar a investir em ações com o pé direito, sem medo do desconhecido, e o “Double PUT Double CALL” para se aprofundar nos estudos sobre opções e de brinde conhecer o método operacional que uso para rentabilizar o meu patrimônio. 😉

Fui exercido em uma CALL abaixo do meu preço médio. E agora ?

Pergunta:

Olá,
Parabéns pelo conteúdo.

Minha dúvida com CALL coberta:
Ex. Tenho 100 abev3 pm 20,00.
Vendo 100 CALL no strike 15,00

Se eu for exercido e o meu pm estiver acima do valor de strike/mercado eu devo considerar essa operação como prejuízo e não preciso pagar imposto?

Obrigado

Resposta:

Opa ! Tudo certo Ivan ? 🙂

Isso, você terá um prejuízo e estará criando um valor a ser compensado no futuro. Um crédito tributário. 😉

Mas há um detalhe importante a ser considerado nesta conta …

O strike da CALL que você vendeu era R$15, mas qual foi o prêmio obtido pela venda desta Opção ? Sim, esta informação é importante. 🙂

Motivo ? Quando somos exercidos em uma CALL, o valor do prêmio deve ser considerado como parte integrante da operação exercida, para o cálculo do IR.

Neste caso, devemos considerar como “preço de venda” da ação, o strike da CALL + o prêmio da Opção.

Então, digamos que você vendeu a CALL de R$15 por R$1. Desta forma, é como se você tivesse vendido a sua ação, via exercício de Opções, por R$16. 😉

Como seu preço médio é de R$20, você terminará esta operação com uma perda de R$4 por ação. E este valor será o seu crédito tributário, a ser compensado com lucros futuros. (ou do mesmo mês da ocorrência do exercício da Opção)

Lembrando que a compensação só pode ser feita entre operações normais com operações normais, e operações daytrade com operações daytrade. 🙂

Espero ter te ajudado. 😉

Abraços !