Clube do Pai Rico

Solicite o seu agora mesmo!

Além da isenção para vendas até R$20 mil, existe outra forma de não pagar IR em ações ?

Pergunta:

Gostaria de saber se posso fazer mais de uma retirada de $:19,990 ao mes sem pagar imposto de renda? E se posso fazer mais retiradas no mesmo mês sem incidência de imposto de renda

Resposta:

Bom dia Gustavo,

Acredito que estejas te referindo ao limite de isenção de R$20 mil para o imposto de renda sobre o lucro em ações. Correto ? Aquele que diz que se o investidor vender até R$20 mil no mês estará livre da cobrança dos 15% sobre o lucro auferido no mês. É esse ? 🙂

Olha … infelizmente “não”. A regra de isenção é essa, até R$20 mil em vendas (total de vendas no mês), não existe a necessidade de pagar o IR. Fiz um post há algumas semanas onde detalho melhor o funcionamento desta regra, você poderá ler aqui: “Como funciona o limite de R$20 mil para a isenção de IR na Bolsa ?

Regrinha simples, mas que realmente pode gerar dúvidas em alguns casos. 😉

Pronto, a resposta está dada. Até a próximmm …

Não, claro que não. Existem algumas outras estratégias que podem nos ajudar a economizar alguns “trocados” na hora de alimentar o leão. 😀

Detalhei 3 pontos que podem nos ajudar nesta árdua, porém gratificante tarefa, em um post de 2016. Você já leu ? “Como pagar menos Imposto de Renda no investimento em ações ?

Os 3 itens foram:

#1 Respeitando o limite de vendas mensais de R$20.000,00

#2 Vendendo sua carteira, recomprando-a em seguida (em um dia diferente), quando a cotação for inferior ao seu preço médio

#3 Viver apenas de dividendos

O primeiro é exatamente esse que acabamos de falar, o limite de R$20 mil. O segundo, é para quem tem carteira de longo prazo e tem alguma ação que esteja com seu preço médio acima da cotação atualmente negociada em mercado. O terceiro é o sonho de todo aposentado, hehehe. 😉

Sugiro ler os dois posts aqui indicados, pois eles podem lhe trazer alguma ajuda neste momento.

Mas Zé, e com Opções, existe alguma forma de ficarmos isentos do IR ?“. Não … não há.

Todo e qualquer lucro obtido via opções será tributado e o investidor deverá pagar o DARF referente a ele. Não existe o limite de R$20 mil para elas, bem como a ideia de longo prazo neste mercado é praticamente inexistente. E não, também não existem dividendos para as opções.

Só não precisará pagar o IR “neste momento” se houver algum prejuízo passado que possa ser usado para compensar o atual. Mas não é isso o que queremos … Não é mesmo ? 😉

Espero ter te ajudado. 🙂

Abraços !

ps: o Imposto de Renda é um tema MUITO importante para todo e qualquer investidor em Bolsa. Seja em ações ou em opções … Não é a toa que tanto no Minha 1x na Bolsa, quanto no Double PUT Double CALL, ele é amplamente debatido e estudado. Se é um tema que lhe interessa, não deixe de conhecer a forma com que ele funciona em cada um destes mercados.

 

Aluguel de ações

Esta informação poderá ser usada tanto por quem opera na ponta de compra quanto para quem opera na ponta de venda … 😉

Este é um dado que acompanho diariamente, serve para que eu veja o “peso” extra que existe sobre estas ações. Normalmente – veja bem, normalmente … – um aumento na posição alugada pode significar um movimento de queda no papel. E o contrário também é verdadeiro, uma cobertura pode significar um movimento de alta.

Vamos lá !





Comentário: É …

… suporte rompido. 🙄

Vamos em “linha reta” até os 100k ? Ou tentaremos uma reaproximação dos 108 mil pontos, para tentar uma recuperação, ou ao menos um reteste da região ?

Difícil dizer …

Só sei que nesta situação, com gráficos e indicadores socados, eu não vendo nada … (papel ou CALL)

O risco, a meu ver, não compensa um possível acerto.

Então, para lembrar os números: suporte nos 100k e resistência nos 108 mil. Combinado ?

 

“Sabe quando você trai seu cabeleireiro e depois volta sem graça ? É como estou me sentindo com o @clubedopairico ao ver minha compra de CALLs virando pó. Isso porque, com o método dele, nunca mais tinha perdido dinheiro com Opções.

Wellington Alves – aluno do Double PUT Double CALL e membro do Golden Option

Conheça você também os cursos oferecidos aqui no Clube !! O “Minha primeira vez na Bolsa“, para quem quer começar a investir em ações com o pé direito, sem medo do desconhecido, e o “Double PUT Double CALL” para se aprofundar nos estudos sobre opções e de brinde conhecer o método operacional que uso para rentabilizar o meu patrimônio. 😉

Sell in may and go away ! (v.2022)

Você piscou, já se passaram 17 semanas, 2 Carnavais, e estamos em maio !

E o que acontece em maio … ? Acompanhamento do desempenho da estratégia Sell in may, and go away !! 😀

Já é uma série tradicional aqui do Clube. Desde 2013 fazemos o acompanhamento do índice, através de post e desde 2000 o resultado, para ver se ele respeita a ~regra. 😉

Neste período o desempenho da Bovespa se resume em: 9 quedas, 8 altas e 5 anos de estabilidade.

Como você deve se lembrar, 2021 foi um ano de queda e desempatou a estatística. 🙂

Mas como será em 2022 ?

Alguma pista ?

Assim … Começamos o acompanhamento com um gráfico feio. 🙄

107.876 pontos é o nosso ponto de partida.

Sendo que a região dos 108k é um suporte pra lá de importante ! Se houver a perda, poderíamos ir lá testar a casa dos 100 mil pontos …

A “única” coisa a favor é um IFR socado como o atual.

Então, se estiver torcendo pelo time dos Touros, já sabe onde olhar.

No semanal parece que temos grandes chances de ir lá testar a média de 200 semanas. Testamos recentemente, por duas vezes, antes de iniciar um belo movimento de recuperação. Neste momento, ela está lá casa dos 103k.

E sim, o 108k aparece ali também. 😉

Já no mensal, a coisa ficou feia.

Veja o tamanho da barra de abril/22 … Um marubozu que praticamente engolfa o mês de março. 😯

Então, resumidamente: 108k é a região mais importante de todos os tempos da última semana, ao menos por enquanto, para o Ibovespa. Fiquemos de olho nesta marca e no comportamento do índice enquanto estiver perto dela.

Combinado ? 🙂

Não conseguiu entender direito o que foi dito aqui no post ? Indico que você leia o nosso e-book “Como o Zé ganha na Bolsa“. Solicite o seu, é de graça !!! 🙂

Aluguel de ações

Esta informação poderá ser usada tanto por quem opera na ponta de compra quanto para quem opera na ponta de venda … 😉

Este é um dado que acompanho diariamente, serve para que eu veja o “peso” extra que existe sobre estas ações. Normalmente – veja bem, normalmente … – um aumento na posição alugada pode significar um movimento de queda no papel. E o contrário também é verdadeiro, uma cobertura pode significar um movimento de alta.

Vamos lá !





Comentário: OLHO NO LANCE !!!

É … esse fechamento de sexta-feira, do mês de abril, foi cravado na marca do pênalti.

A região dos 108 mil pontos é quem decide a partida neste momento. Se conseguir permanecer acima, há esperanças de recuperação. Se confirmar o furo, GLUB GLUB …

Ok, o próximo suporte está na região dos 100.850 pontos. Não é tããão longe assim. 😉

Então, fiquemos atentos !

Neste momento, suporte nos 100.850, com a resistência nos 111.800 pontos. Tendo os 108k como zona de guerra. 🙂

Boa semana para todos ! 😀

 

“Sabe quando você trai seu cabeleireiro e depois volta sem graça ? É como estou me sentindo com o @clubedopairico ao ver minha compra de CALLs virando pó. Isso porque, com o método dele, nunca mais tinha perdido dinheiro com Opções.

Wellington Alves – aluno do Double PUT Double CALL e membro do Golden Option

Conheça você também os cursos oferecidos aqui no Clube !! O “Minha primeira vez na Bolsa“, para quem quer começar a investir em ações com o pé direito, sem medo do desconhecido, e o “Double PUT Double CALL” para se aprofundar nos estudos sobre opções e de brinde conhecer o método operacional que uso para rentabilizar o meu patrimônio. 😉