Pergunte ao Pai Rico ||| 150

Oi.

Tenho um pequeno apartamento no valor de R$ 60.000, não moro nele .. ele é alugado e com o dinheiro eu pago o aluguel de onde moro atualmente. Estou pensando em vender o apartamento e aplicar o dinheiro.. no tesouro direto..e depois de alguns cursos on line e alguns livros na bolsa também.

A NTN-B Principal.. por exemplo .. tem um rendimento em doze messes de 32,08%.. segundo o pouco que conheço essa taxa é altíssima…minha dúvida é , vale a pena vender o apt.. bancar o meu aluguel até receber alguma porcentagem dos rendimentos..ou até mesmo segurar pagando .. até que o dinheiro se valorize ?

Bom dia Marcelus,

Nossa senhora ! Que taxa doida é essa ? Realmente, é um retorno extremamente elevado !! Mas infelizmente o Tesouro Direto não é o meu forte … 🙁

Olha … antes de qualquer coisa, rendimento passado não é garantia de lucro futuro. Ok ? Esse número que você mostrou (a propósito, é referente a qual vencimento, é o de 2035 ?) provavelmente seja referente à rentabilidade bruta acumulada nos últimos 12 meses. Correto ? Como disse … rendimento passado não garante lucro no futuro. Se for o título que falei, o acumulado em 2011 dele é de apenas 0,05% … um pouco diferente, não é mesmo ?

Não se deixe levar pelo canto da sereia meu amigo … isso destrói o patrimônio de muita gente.

Uma dúvida, seu imóvel de R$ 60.000,00 gera qual retorno mensal ?

Rendimentos como o que você apresentou do TD são raros e não podem ser usados como “meta” padrão. Tome cuidado com isso.

Agora, se o valor que você obtém anualmente do seu imóvel, for inferior ao valor apresentado pela SELIC pode ser que valha a pena fazer essa troca. Pode ser, ok ? Afinal nessa conta não estamos levando em conta a possível valorização do imóvel (bem como uma possível desvalorização …)

Mas acima de tudo, o que fez soar um alarme aqui … foi a ideia de vender o imóvel para partir para o investimento em ações. Cuidado ! Pelo o que pude notar você não tem muita intimidade com o assunto, e isso pode ser muito perigoso. Uma troca dessas só indico para quem tenha muita familiaridade, que já tenha muita experiência com ações.

Boa sorte ! 🙂

Abraços !

Envie sua dúvida ao Pai Rico*:

Seu nome (obrigatório)

Seu e-mail (obrigatório)

Seu twitter

Sua dúvida

(*) – Pai Rico é apenas um personagem fictício. Na verdade as respostas serão formuladas pelos membros da equipe do Clube do Pai Rico