Clube do Pai Rico
Solicite o seu agora mesmo!

Pergunte ao Pai Rico ||| 158

Pergunta:

Invisto em ações desde 2006 de forma bem amadora.
Na verdade tenho alguns papeis que entendo serem ações de boa liquidez e de empresas boa pagadora de dividendos.
Ou seja, compro e esqueço, na verdade sou meio admirador do Warren Buffett.

Estou pretendendo investir com mais regularidade e mudar minha estratégia, passando a comprar e vender tentando ganhar na venda.
Enquanto não faço um curso de análise gráfica, você acha que se eu estabelecer um percentual de ganhos e perdas pode funcionar ?

Por exemplo: Defino que compro a ação e se ela atingir 10% de valorização eu vendo e fico com o lucro e se atingir 10% de desvalorização também vendo e absorvo o prejuízo, partindo para outra em ambas as situações.

Um abraço!
J Carlos

Resposta:

Bom dia José Carlos,

Pode funcionar ? Pode … Vai funcionar ? Talvez … É uma boa estratégia operacional ? Duvido muito … Dê uma olhada no post “Possibilidades Vs Probabilidades” e veja porquê digo isso.

Veja bem, a estratégia comprar uma ação e vender quando atingir a marca de 10%, seja de alta ou de baixa, só dará certo se você usar um método operacional que tenha um índice de acertos superior a 50%, e mesmo assim pode dar errado. Lembre-se que se um papel que custa $100 cair 10% a próxima alta precisa ser maior que 10% para voltar ao zero a zero. Resumindo … mesmo que você acerte mais da metade das vezes pode dar totalmente errado.

Já vi muita gente operando dessa forma, mas usavam algo um pouco diferente, era mais para algo parecido com “uma alta de 10% eu vendo e uma queda de 5% vendo também”, justamente para melhorar um pouco as chances de que a estratégia funcione. Mas eu não ousaria operar dessa forma não …

Você disse que não usará estratégia alguma, somente a venda quando atingir 10% (para os dois lados), então precisará ter muita sorte para que ganhe em mais de 50% das operações. Se com o uso de ferramentas de análise isso já é difícil imagine ao mero acaso. (tá, eu sei que se levarmos em consideração somente o acaso qualquer pessoa tem 50% de chances de acerto, mas em bolsa quando algo é para dar errado … dará. :))

Acho que manter a estratégia de comprar ações de boas empresas, pagadoras de bons dividendos, seja o ideal para ser feito enquanto você se dedica ao estudo da análise técnica. Imagino que tenha mais chance de dar certo do que no método do “chute com barreiras” que você citou.

Agora uma coisa me chamou muito a atenção: “Ou seja, compro e esqueço, na verdade sou meio admirador do Warren Buffett.” A maioria das pessoas têm uma ideia errada em relação à forma com que Buffett opera. Sim, ele diz que compra ações de empresas boas sem a intenção de vendê-las … mas se vir que o negócio não é bem como ele esperava ele as vende. É um “nunca venderei, até vender”, entende ?

A estratégia de “comprar e esquecer” (que muitos confundem com o Buy & Hold) pode trazer muita dor de cabeça, a recuperação, após uma queda, pode não vir nunca, já pensou nisso ? Dê uma olhada no post ““Só perde dinheiro quem vende”” para reforçar essa reflexão.

Boa sorte nessa mudança, não se esqueça que durante o estudo você pode descobrir que seu perfil não é o de trader. Se isso acontecer não lute contra e mantenha a estratégia B&H. Apenas estude-a mais profundamente para aperfeiçoá-la. 😉

E claro, conte com o Clube para ajudar em ambos os estudos. 😀

    Envie sua dúvida ao Pai Rico*:

    Seu nome (obrigatório)

    Seu e-mail (obrigatório)

    Seu twitter

    Sua dúvida

    (*) – Pai Rico é apenas um personagem fictício. Na verdade as respostas serão formuladas pelos membros da equipe do Clube do Pai Rico