Pergunte ao Pai Rico ||| 162
Pergunta:
Boa noite Zé,
Tenho muita vontade de iniciar investimento em ações com o objetivo de comercializá-las….
O problema é que não sei por onde iniciar…
Não conheço nada sobre o assunto, o que fazer e como fazer, onde e como comprar…
Gostaria muito que você me orientasse, me dando um “pontapé” inicial…
Por onde começo?
Quais são os problemas com o IR?
Onde compro e onde vendo?
O momento que vivemos é indicado para iniciar neste segmento ou seria melhor esperar um pouco mais?
Desculpe minha inexperiência,porém vejo que você seria a pessoa mais indicada para me ajudar…
Caso seja possível, fico no aguardo de seu retorno,
Fernando
Resposta:
Bom dia Fernando,
Tenho certeza de que as dúvidas que você apresentou são divididas por uma grande parcela dos que pensam em iniciar seus investimentos em bolsa, sendo que muitos – infelizmente – acabam desistindo justamente por “não encontrar” estas respostas … Mas quem sabe não consigo te ajudar e mudamos um pouco essa estatística ? 😉
Muita coisa já foi escrita aqui no Clube sobre esse assunto, mas não custa nada “clarear” um pouco as ideias. 🙂
Por onde começar ? Inicialmente você precisará se cadastrar em uma corretora – que é onde você comprará e venderá suas ações. A escolha da corretora é uma das principais tarefas de quem está começando, pois não escolhendo a “ideal” para o seu perfil poderá gastar mais do que o necessário, ter mais trabalho do que deveria ter, ter menos opções de investimento do que as existentes no mercado … Deixo a indicação do post “Qual corretora escolher para operar ?“, onde abordo mais detalhadamente esse tema.
Problemas com o IR ? Nenhum, desde que você pague o que deve ao leão da forma correta. 😉
Uma boa dica é a leitura do livro “Imposto de Renda nas Bolsas de Valores para Pessoas Físicas“, onde o assunto é debatido profundamente. Certamente sanará todas as suas dúvidas sobre como (e quanto) pagar o Imposto de Renda em ações. Além disso, existe um post aqui no Clube que te ajudará no preenchimento da DARF. (que é o “boleto” para o pagamento do imposto)
Já sobre este ser, ou não, o melhor momento para iniciar os seus investimentos em bolsa, só posso te dizer que “depende“. Depende de qual será sua estratégia … Depende de quanto você estudou para fazer o investimento … Depende se você pretende iniciar uma carteira de longo prazo, ou se vai comprar e vender aproveitando as oscilações dos preços.
Por exemplo, se você já tem experiência em bolsa, e faz operações que tentam aproveitar o vai e vem do mercado, não existe tempo ruim. Se a indicação é de alta, você compra. Se a indicação é de queda, você vende. Mas claro, isso necessita de uma boa dedicação e muito estudo …
Ou então, se você pretende iniciar uma carteira de longo prazo, comprando ações de boas empresas, aos poucos, fazendo aportes mensais, todo dia é dia. Num período você compra mais barato, em outro mais caro …
A única coisa que não pode acontecer é você entrar achando que o mercado só sobe e na hora em que o negócio começa a cair você começa a rezar. 😉
Para finalizar deixo a indicação de dois livros, ideais para quem está começando, assim como você: “Investindo com Inteligência” e o “O Mercado de Ações em 25 Episódios“.
Abraços !