Pergunte ao Pai Rico ||| 227
Pergunta:
Bom dia!
Muito se fala sobre STOP ser obrigatorio, e vive existindo “confronto” entre os fundamentalistas e os grafistas…
Gostaria de saber se, no Longo prazo, é valido sim, para o Buy & Holder, fundamentalista, usar STOP em seus investimentos, baseados na analise técnica.
Tenho essa dúvida, pois muito se fala que caiu é pra comprar mais, que trata-se de uma oportunidade, caso os fundamentos permaneçam os mesmos…Exemplo:
Vou fazer aportes mensais de 2000 reais por exemplo.
Acredito muito na PETR, sei que ela vai crescer, quero investir nessa empresa…Meu preço medio está a 20 reais.
Se a ação for a 17 reais, otima oportunidade pra eu aumentar posição, e melhorar preço medio.MAS… o Gráfico indica que a ação vai até 15 reais se perder os 18.. É valido eu vender aos 18 e refazer toda a posição nos 15, ou eu estaria mudando minha estrategia durante o percurso, e no longo prazo não seria tão lucrativo assim?
Ficou meio confuso, mas acho que da pra entender rsrsrs… vlws…
Resposta:
Bom dia Paulo,
Não é que tenha ficado confuso … é que o negócio é complicado mesmo, hehehe. 😯
Como você bem disse, essa é uma briga daquelas … onde os envolvidos defendem seu lado com unhas e dentes. Portanto sei que o que for falado pode “não agradar” algum dos envolvidos. (o pior é que dentro do “time” dos fundamentalistas e do “time” dos grafistas existem outras divisões, só para facilitar as coisas, hehehe)
Bom, muitos fundamentalistas abominam o uso do STOP gráfico, não importando a situação, não importando quão claro (mesmo porque o que é 100% certo em análise gráfica tem 50% de chances de realmente ocorrer, ou não) seja a sinalização do movimento. Argumentam que isso faz parte do investimento, e que no longo prazo você será recompensado. Dizem para não “dar bola” ao vai e vem dos mercados, aconselham até que você não olhe as cotações … nunca. 😯
(mas se a curiosidade for muita, que seja 1 vez ao ano, no máximo …)
Já outros integraram as ferramentas gráficas para ajudar em suas decisões de investimento, principalmente na hora de fazer um novo aporte à posição. Se há uma sinalização clara de que o negócio vai cair um pouco mais (mas que ainda tem 50% de chances de se confirmar, ou não), espera-se um pouco e a compra é feita um pouco mais barata. Outros ainda fazem uso dos gráficos para tentar aproveitar os momentos que você citou, onde há uma sinalização de queda, para vender a posição e recomprá-la um pouco mais barata. (aumentando desta forma a quantidade de ações em carteira)
Isso vai muito de cada um, é uma decisão pessoal … Depende de muita coisa, mas especialmente da sua intimidade com os gráficos, com o seu percentual de acertos. Afinal justifica-se arriscar uma posição comprada por causa dos fundamentos da empresa só porque o gráfico “mandou” ?
A maioria dos fundamentalistas adota somente um único tipo de STOP: só saem da posição em caso de mudanças nos números da empresa. Só venderão a ação no caso de os lucros diminuírem, aquela vantagem competitiva ter ido para o espaço, o P/L ter ido para as alturas, ou a mudança de algum outro item que tenha sido usado em sua decisão de compra. Acham que se a decisão de compra foi fundamentalista, a decisão de venda também precisará ser.
Até entendo este posicionamento, afinal se a pessoa se dedicou ao lado fundamentalista do investimento, provavelmente terá deixado de lado o estudo dos gráficos. E vice-versa … É impossível que alguém seja MUITO bom em análise fundamentalista e grafista, é preciso focar em algo para se destacar naquilo. 🙂
E então … falei, falei e não te respondi, neh ? 😀
E se ao invés de vender a posição de PETR4, você lançar umas opções dela ? “Provavelmente não ganhará tanto” (mesmo sabendo que não há uma forma de mensurar o quanto será ganho no que você propôs antes de se fazer e terminar o trade …), mas correrá um menor risco para o caso de estar errado em sua análise gráfica. 😉
É a famosa venda coberta que tanto falo aqui no site. Indico a leitura de um post que poderá te ajudar neste ponto: 3 formas de se ganhar dinheiro com venda coberta de opções.
Resumindo: SE você conseguir acertar os topos e fundos, obterá um resultado infinitamente melhor do que se tivesse segurado suas ações sem fazer nada … O problema é conseguir acertar, hehehe. Às vezes um único erro faz com que toda a operação vá para o espaço e tudo o que foi feito até então não tenha tido validade alguma …
Abraços !