Pergunte ao Pai Rico ||| 228

Boa noite,

Trabalho em uma multinacional e tenho um plano de previdência privada onde tem co-participação da empresa.

Provavelmente vou ser desligado da empresa devido estar afastado pelo INSS a mais de 1 ano.

Mas vamos aos fatos,
Tenho um total de R$ 220.000,00 no plano, sendo 80.000,00 referente a saldo da patrocinadora (onde eu apenas tenho direito se ficar no plano até completar 50 anos de idade e estar elegível). E, 140.000,00 referente a saldo do participante (meu).

Vale destacar que meu perfil é conservador e o retorno anual tem sido o seguinte 2010=10%, 2011=12% ao ano. Destaco também que não é cobrado taxa de administração pelo plano.

Ao me desvincular da empresa (tenho 41 anos) terei que optar em manter o dinheiro no plano até 50 anos onde estou elegível e posso sacar tudo ou escolher quotas ou % sobre o saldo. Aliás ao decidir por permanecer no plano, posso continuar a fazer contribuições, porém, a empresa não deposita nada ou, posso sacar tudo no momento do desligamento e perco 80.000,00 referente a saldo da patrocinadora e pago 27,5% sobre meus 140.000,00 e fico com 102.000,00. Onde tenho ideia de investir em casas populares para locação (onde já tenho algumas casas neste modelo) e consigo em média 1,5% de retorno (livre de IR).

O que você acha? Qual das 2 opções você faria?
Confesso que estou com uma tendência em sacar tudo e investir nos imóveis citados (moro na baixada santista), mas dá um friozinho na barriga….

Desde já, Parabéns pelo seu trabalho, costumo indicar seu site para familiares e amigos pois acho o mesmo muito pratico e objetivo.

Santos

Boa tarde Santos,

Antes de mais nada: muito obrigado ! É desta forma que o Clube mais cresce, com as indicações de vocês. E vai dizer que não é bom quando você indica um de nossos textos e a pessoa “volta” e diz: “Cara, o negócio serviu feito uma luva, brigadão !!!” ? 😀

Sobre a tua dúvida, olha … você pediu a minha opinião, correto ? Ok … ela será contrária a tua. 😯

Acho que abrir mão de R$80.000,00 não é uma boa escolha, por melhor que a alternativa do investimento em imóveis possa parecer … seria uma “perda” de quase 40% de seu capital !! E querendo ou não, o rendimento obtido não foi ruim (como muita gente pode estar achando). Este ano já estão em quanto ? (com a queda – constante – da SELIC o negócio vem mudando …)

Sei que a alternativa imóveis está bem convidativa … 1,5% é bastante coisa, no ano daria quase o dobro que o rendimento apresentado pela PP, mas não sei se justificaria abrir mão de 40% do bolo por isso.

Uma das únicas vantagens que vejo nos planos de Previdência Privada são os planos com co-participação … de resto, “esquece”. 😉

Além disso, faltam “apenas” 9 anos para que você tenha direito ao valor integral. 🙂

Resumindo ? Fica como está ! Se não for preciso fazer novos aportes, podes direcionar a grana para um outro tipo de investimento, quem sabe a grana nova não possa ir para os imóveis ? (mas se informe direitinho sobre isso, ok ?)

Abraços !

Envie sua dúvida ao Pai Rico*:

Seu nome (obrigatório)

Seu e-mail (obrigatório)

Seu twitter

Sua dúvida

(*) – Pai Rico é apenas um personagem fictício. Na verdade as respostas serão formuladas pelos membros da equipe do Clube do Pai Rico