Pergunte ao Pai Rico ||| 295

Diante do cenário atual da economia, vale a pena transferir a conta poupança antiga para opções como LCI, fundos imobiliários em plano de longo prazo (mais ou menos 15 anos)?? Qual opção apresenta maior rentabilidade??

Bom dia Selma,

Que dúvida cruel hein ? A poupança antiga é uma verdadeira “mina de ouro” nas atuais condições do CDI. Você precisará ver qual a rentabilidade oferecida por estas outras alternativas … o limite para “justificar” a migração é de aproximadamente 85% do CDI. Acima disso, elas valem a pena, abaixo, permaneça na poupança.

Mas … uma pergunta … e se o cenário continuar mudando ? E se a SELIC continuar caindo ? Já pensou nisso ? É algo meio fora da nossa realidade, afinal estamos no ponto mais baixo da história. Mas, e se baixar ? A poupança antiga não tem ligação alguma com ela, já as alternativas que você apresentou, sim. Se houver mais algum corte na taxa de juros, o percentual que falei – 85% – precisará ser ainda maior para justificar a migração.

Agora … uma pergunta meio “boba”: com um prazo mais longo como o apresentado por ti, chegou a sondar a possibilidade de migrar para a bolsa ? 🙂

Sim, é uma boa possibilidade ! Um prazo como o citado, de 15 anos, é interessante para tirar um pouco do risco de curto prazo do investimento. Claro, existem muitos outros fatores atrelados a essa decisão, mas por que não estudar essa alternativa também ?

Se considera o investimento muito complicado, indico a leitura do livro “O mercado de ações em 25 episódios“, verás que é mais simples do que imagina. 😉

(In)Felizmente a época das vacas gordas nos investimentos de renda fixa, “100% seguros”, faz parte do nosso passado. A necessidade de adicionar um pouco de risco à mistura se faz necessária para que possamos obter um rendimento um pouco mais interessante.

Só mais um comentário: lembrou do fator inflação para este prazo de 15 anos, correto ? As alternativas que você apresentou praticamente minarão o seu capital durante este período … Se deseja mesmo permanecer em renda fixa, indico dar uma olhada em algum título do tesouro que esteja atrelado a algum índice de inflação. A NTN-C (atrelado ao IGPM) e a NTN-B (atrelado ao IPCA) te trarão algum retorno real mais a garantia de reposição das perdas da inflação. Dê uma olhada nisso, com carinho.

Abraços !

Envie sua dúvida ao Pai Rico*:

Seu nome (obrigatório)

Seu e-mail (obrigatório)

Seu twitter

Sua dúvida

(*) – Pai Rico é apenas um personagem fictício. Na verdade as respostas serão formuladas pelos membros da equipe do Clube do Pai Rico