Pergunte ao Pai Rico ||| 311

Zé, boa tarde!

Estou pensando em fazer duas previdências privada, uma para mim outra para mim esposa.

Estou pensando em fazer no valor de R$ 300,00 mensal.

Minha dúvida é: Faço duas de R$ 300,00 ou uma de R$ 600,00?

** A escolha por PP é somente para diversificar os investimentos…

Bom dia Alessandro,

Que tal não fazer ? 🙂

Sério … o uso de uma Previdência Privada só é válido em alguns poucos casos. Raros na verdade … e não me refiro ao abatimento no Imposto de Renda que o uso dela pode proporcionar. (me refiro ao PGBL – e aqui cabe um adendo: sabia que 45% das pessoas que adotam esta “ferramenta” não aproveitam esse benefício fiscal … ? Pois é … 8O)

O único caso em que se justifica o uso de uma previdência privada é quando a empresa em que você trabalha faz um complemento à sua aplicação. Sim, existem empresas que fazem isso. Por exemplo, você deposita os R$300,00 – sugeridos por ti – e a empresa vai lá e deposita outros R$300,00. Neste caso você faz um depósito mensal de R$600,00, ganhando R$300,00 “do nada”.

Este é o único caso em que vejo real validade no uso de uma previdência privada.

O Clube – e eu, é claro – é totalmente contra o uso desta “ferramenta de investimento” ou preparação para a aposentadoria. (e isso pode ser percebido há alguns meses quando um certo banco veiculou uma ampla campanha em alguns dos maiores sites de Educação Financeira nacional e o Clube nem foi consultado sobre a possibilidade de adotar a mesma campanha, eles sabem quem somos, sabem o que pensamos, sabem os conceitos que passamos. Ainda bem … :D)

Ao invés disso indico a criação de um plano de previdência próprio, onde você escolhe onde investir, em quais modalidades, renda fixa ou variável, monta a distribuição entre as alternativas, escolhe o melhor momento da aplicação, traça planos e estratégias próprios. Ou seja, tem o completo controle da situação.

Num plano de previdência privada existem inúmeros “custos” administrativos, que acabam drenando seu capital e a rentabilidade. Fuja deles, sem medo algum.

Sobre investir os R$300,00 de cada um, ou um único investimento de R$600,00, o ideal era criar aplicações separadas, cada um cuidando de seu próprio “bolinho”, mas sabemos que as alternativas que surgem conforme o tamanho do capital disponível para a aplicação são melhores dos que as para quantias menores, portanto, se puderem, façam um “bolo” só. Consulte um contador sobre a melhor forma de fazer isso. (para depois não ter nenhuma dor de cabeça com o Imposto de Renda … lembre-se de tratar bem o leão, sempre. ;))

Espero que esta resposta não seja recebida como um “balde de água fria”, mas sim que te incentive a ir atrás de informação para criar o seu próprio plano de previdência. Te garanto que conseguirás encontrar bastante coisa aqui mesmo, no Clube do Pai Rico. 😀

Abraços !

Envie sua dúvida ao Pai Rico*:

Seu nome (obrigatório)

Seu e-mail (obrigatório)

Seu twitter

Sua dúvida

(*) – Pai Rico é apenas um personagem fictício. Na verdade as respostas serão formuladas pelos membros da equipe do Clube do Pai Rico